Transportes do alcool

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Dos 46 bilhões de litros de etanol usado no mundo como combustível, o Brasil produz cerca de 40% produzindo mais de 17 bilhões de litros ao ano, 10 bilhões são produzidosem São Paulo. A produção paulista é escoada através de transporte rodoviário.

Se o estado de São Paulo utilizasse a hidrovia Tietê-Paraná, o custo de transporte deetanol seria 8 vezes mais barato em comparação ao rodoviário. Além de reduzir custos ambientais, uso de combustível fóssil, e gasto maior de tempo. O impacto ambiental emcomboios fluviais é três vezes menor.

Na hidrovia seria necessário a criação de quatro rotas com terminais distribuidores onde o álcool seria transportado por duto até arefinaria de Paulista (SP), e posteriormente levados para os portos de São Sebastião (SP) ou Ilha Grande (RJ).

Para escolher o modal de distribuição de um produto énecessário avaliar o custo referente à veículos, capital, seguro, tripulação, manutenção e reparo, administração, combustível, uso da via, porto e terminal.

A produçãobrasileira de etanol tem um custo muito competitivo, porém tão logo, outras nações que importam o nosso etanol, exigirão selo de qualidade ( produto e ambiental) paracontinuar importando, e diminuir custos e impactos ambientais no fluxo de transporte é uma das alternativas par manter o etanol atrativo em nível de preço e de imagem ambiental,sendo um combustível limpo inserido num mercado sustentável e que mitigue o aquecimento global.

É necessário identificar as principais vantagens competitivas dasalternativas de transporte por região produtora e analisar os grandes derivados do transporte por dutos e pela hidrovia no escoamento da produção de etanol até os portos.
tracking img