As cinco maiores religioes do mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3073 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Segundo Emile Durkheim (2006) define a religião como um “sistema unificado de crenças e praticas referentes a coisa sagradas”. Na sua opinião, a religião envolve um conjunto de crenças e de raciocínio. Durkheim argumentou que as crenças religiosas diferenciam determinados eventos transcendentais e o mundo quotidiano.
No mundo existe uma diversidade imensa de crenças e praticasreligiosas. No geral, cerca de 85% da população mundial adere a alguma religião, somente cerca de 15% não e religiosa. Entre as principais religiões do mundo, classificam-se em cinco Cristianismo, Judaísmo, Hinduísmo, Budismo e Islamismo.
O Cristianismo, que é considerada a maior de todas com cerca de 2.107.000.000. É uma religião monoteísta, ou seja, aquela que defende a existência de uma únicadivindade e também se baseia nos ensinamentos e vida de Jesus de Nazaré.
Outra que preserva um grande número de fiéis é o Islamismo, que possui em média 1.290.000.00 seguidores, sendo considerada a segunda mais praticada no mundo.
O Hinduísmo é a terceira maior do mundo com aproximadamente 852.000.00, entretanto é considerada a mais antiga religião do mundo. Se baseia em textos como os Puranas, osVedas, Ramayama e o Mahabharata.
A última para completar a lista das cinco maiores religiões do mundo é o Budismo. Esta tem aproximadamente 375.450.000 seguidores, é uma religião em que a filosofia se baseia na vida de Buda, o nome dado ao mestre religioso dessa crença.


JUDAÍSMO
É reconhecida como a primeira religião monoteísta da humanidade e cronologicamente a primeira das três religiõesoriundas de Abrãao, junto com o cristianismo e o islamismo.
O judaísmo acredita em um Deus único, onipotente e onisciente, que criou o mundo e os homens. Esse Deus fez um pacto com os hebreus, tornando-os o seu povo escolhido, e prometeu-lhes uma terra chamada Canaã.
O judaísmo possui fortes características étnicas, nas quais nação e religião se mesclam.
História dos judeus: Segundo a Bíblia,Abraão recebe uma revelação de Deus, abandona o politeísmo e muda-se para Canaã, atual Palestina, em torno de 1800 a.C. De Abraão descendem Isaque e o filho deste Jacó. Jacó um dia luta com um anjo de Deus e tem seu nome mudado para Israel. Seus doze filhos dão origem às doze tribos do povo que, naquela época, era chamado de hebreu. Em 1700 a.C., os hebreus vão para o Egito, onde são escravizadospor 400 anos. Libertam-se por volta de 1300 a.C., liderados por Moisés, descendente de Abraão, que recebe as tábuas com os Dez Mandamentos no monte Sinai. Por decisão de Deus, peregrinam no deserto por 40 anos, aguardando a indicação da terra prometida, Canaã.
Muitos anos depois de estabelecidos na terra prometida (“Terra Santa”), o rei Davi transforma Jerusalém em centro religioso e seu filho,Salomão, constrói um templo em seu reinado. Depois de Salomão, as tribos dividem-se em dois Reinos, o de Israel, na Samaria, e o de Judá, com capital em Jerusalém. Com a cisão, surge a crença na vinda de um messias (o enviado de Deus para restaurar a unidade do povo judeu e a soberania divina sobre o mundo), que persiste até hoje. O Reino de Israel é devastado em 721 a.C. pelos assírios. Em 586a.C., o imperador babilônico Nabucodonosor II invade o Reino de Judá, destrói o Templo de Jerusalém e deporta a maioria dos habitantes para a Babilônia, iniciando a diáspora judaica.
Os judeus começam a voltar à Palestina em 539 a.C, onde reconstroem o templo e vivem breves períodos de independência, interrompidos por invasões estrangeiras. No ano 6, a região torna-se província de Roma. Em 70, osromanos invadem Jerusalém e arruínam o segundo templo. Em 135, a cidade é destruída, iniciando o segundo momento da diáspora. Apesar de espalhados por todos os continentes, os judeus mantêm a unidade cultural e religiosa. A dispersão só termina em 1948, com a criação do Estado de Israel.

CRISTIANISMO
Cristianismo é a religião dos seguidores de Jesus Cristo, iniciada por suas pregações e as...
tracking img