Transporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Transporte pela membrana
Transporte de pequeno porte
- Osmose
Osmose é a passagem de solvente de uma região hipotônica (pouco concentrada) para uma hipertônica (mais concentrada), sem gasto deenergia, através de uma membrana semipermeável, com a finalidade de manter as duas soluções isotônicas (mesma concentração de solvente).

Pode-se tomar como exemplo, uma salada de tomate.
Temperandoela com sal, passado um tempo, no fundo do recipiente pode-se observar uma concentração de água. Essa água é perdida pelas células do tomate, através da osmose (meio hipotônico para meiohipertônico).
- Difusão Simples (Transporte Físico)
Diferente da osmose, onde ocorre a passagem entra a membrana, na difusão simples ocorre a transporte de moléculas pequenas e apolares, sem gasto de energia.Temos como exemplo a entrada e saída de oxigênio e gás carbônico nas células.
As mitocôndrias consomem muito oxigênio durante a respiração e com isso a quantidade de desse gás na porçãointracelular é menor que na extracelular. Já o gás carbônico encontra-se em maior quantidade no meio intracelular devido à essa respiração. Portanto, há a saída de gás carbônico, e entrada de oxigênio, paramanter-se o controle dessas substancias.
Difusão Facilitada (Transporte biológico)

Assim como na difusão simples, na difusão facilitada há a passagem de moléculas pela membrana, mas nesse caso, sãomoléculas maiores e polares. Para que essas moléculas consigam atravessar a membrana, há o auxilio das proteínas, chamadas proteínas carregadoras ou permeases. Essas proteínas se ligam as moléculasde um lado da membrana, e as liberam do outro lado. Não há gasto de energia.
Esse tipo de transporte ocorre com moléculas d e glicose, alguns carboidratos e íons.

- Transporte ativo
O transporteativo ocorre quando há o transporte de substancias contra o gradiente de concentração, com gasto de energia, e pode ser subdividido entre transporte ativo primário e transporte ativo secundário....
tracking img