Transporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VENTOS ALÍSIOS.
O ar possui massa, força, peso e tem a capacidade de exercer uma pressão sobre os corpos envolvidos por ele e essa pressão realizada é conhecida como pressão atmosférica, destaforma, é possível medir a pressão do vento através de um medidor chamado de barômetro.
Quanto mais próximos estivermos do nível do mar, maior será essa pressão exercida pelo vento e quanto mais alta aaltitude, menor será a pressão do ar.
Quando cedemos uma energia térmica para qualquer corpo e através disso aumentamos a sua agitação e todos os seus grupos atômicos, os quais se chocam com frequênciae assim tendem a ocupar um lugar maior. No ar conseguimos perceber esta agitação, pois ele tende a se expandir quando é aquecido, ocupando mais espaço e ficando menos denso e sobe, deixando um espaçovazio onde a mesma se encontrava. Já o ar frio tende a ocupar este espaço vazio, podendo causar alterações na temperatura em diferentes regiões do globo.
Os ventos acontecem porque a água demora aaquecer, demora a ganhar energia térmica e depois de ganhá-la, demora a perdê-la, afinal ela se encontra com um alto calor específico, já o solo ganha e perde energia térmica de maneira rápida, porisso, em regiões litorâneas, próximo ao mar, o ar fica aquecido e menos denso, por isso, tende a subir e deixar um espaço vazio e o ar frio e os ventos tendem a ocupar este espaço vazio, causando osconstantes ventos e a brisa continental.
O aquecimento desigual da atmosfera provoca um desbalanceamento da energia absorvida pela atmosfera. Nas zonas tropicais, que recebem mais energia do queemitem, há um balanço positivo, enquanto que nas zonas polares, que emitem mais calor do que recebem, há um balanço negativo, isto é, na zona tropical o aquecimento é maior que nas zonas polares, destaforma, o ar aquecido das regiões tropicais que é menos denso, acaba por subir para a troposfera e vai caminhando em direção aos polos e quando alcança as camadas mais altas da atmosfera, o ar aquecido...
tracking img