Transporte e armazenamento de gasolina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2214 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
3-TIPOS DE TRANSPORTE DA GASOLINA

3.1- TRANSPORTE MARÍTIMO DE GASOLINA

3.1.1. Como é realizado o transporte marítimo?

O transporte marítimo de petróleo e derivados podem ser efetuados através da navegação, utilizando-se para tal, navios tanque conhecidos como petroleiros, ou através de dutos submarinos instalados no leito marinho. Em ambos os casos a ligação destes modais com aterra se dá através dos portos e terminais marítimos localizados nas áreas costeiras, estando nestes últimos concentrada a maior movimentação de petróleo e derivados. Transporte marítimo pode ser traduzido pelos seguintes dados:
Os petroleiros transportam mais de 40% de todo de todo o comércio marítimo mundial (INTERTANKO, 2003);
Dos 530.855 mil barris produzidos no Brasil em 2002,451.902 mil barris foram extraídos do mar (ANP, 2003), o que representa 85% da produção nacional de petróleo;
No Brasil, a maior parte do petróleo é transportada por navios petroleiros até o destino final podendo ser este uma refinaria ou a exportação, e ainda, dos produtos refinados, grande parte retorna para bordo para subseqüente distribuição ao longo da costa ou no exterior (BrasilMarítimo, 2002).

3.1.2. Preocupação com o meio ambiente

Em 1954, a IMO (International Maritime Organization - agência especializada da ONU para assuntos marítimos) já aprovava sua primeira Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Óleo – OILPOL, posteriormente MARPOL. Desde então, outras convenções foram aprovadas (Araújo, 2002). O acidente com o navio Torrey Canyon, em1967, que provocou o vazamento de 119.000t de petróleo bruto atingindo a costa sudoeste da Inglaterra e a costa norte da França (White, 2000), evidenciou a ameaça ao meio ambiente com o aumento do tráfego e porte dos navios. Mediante a gravidade da situação, a IMO com o intuito de prevenir a poluição acidental e operacional, preconizou ações que culminaram em acordos internacionais, destacando-sea Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios – MARPOL 1973, que ficou posteriormente conhecida como MARPOL 73/78 após inclusão em 1978 de alterações no texto original (IMO, 2003a). A MARPOL 73/78 inclui regulamentações referentes à subdivisão e estabilidade projetadas para assegurar que, em qualquer condição de carga, o navio possa resistir após ter sofrido uma colisão ounaufrágio. Uma das medidas implementadas foi o posicionamento dos tanques de lastro segregado1 onde se espera o maior impacto durante uma colisão ou naufrágio reduzindo, desta forma, a quantidade de carga derramada (IMO, 2003a). A introdução da MARPOL, no entanto, não foi suficiente para impedir que novas catástrofes ambientais, como o acidente com o navio Exxon Valdez (ITOPF, 2003) em 1989 no Alaska,viessem a ocorrer. Após o referido acidente, foi formulado, por parte dos Estados Unidos, o Oil Pollution Act de 1990 – OPA 1990 – prescrevendo o casco duplo para os petroleiros construídos a partir de então e um cronograma de retirada da ativa dos navios de casco simples. 1 Lastro segregado – Tanque utilizado apenas para lastro, sem incluir a carga.

Em 1992, a MARPOL introduziu a exigência docasco duplo2 para navios de 5.000 tpb ou maior, ordenados a partir de 1993, e um cronograma para conversão ou desativação de navios de casco simples a partir de 1995. Após o acidente com o navio Érika em 1999 na costa francesa (ITOPF, 2003), realizou-se uma revisão no cronograma de desativação de navios de casco simples e, em 2001, prazos menores foram estabelecidos impondo como limite o ano de2015, conforme apresentado na Tabela 3.1 (IMO, 2003a). Esta revisão entrou em vigor em Setembro de 2002 e é a que está valendo atualmente. Cronograma de conversão ou desativação dos navios de casco simples em navios de casco duplo de acordo com a categoria. (continua) Categoria do petroleiro Prazo para conversão / desativação Categoria 1- petroleiros de 20.000 tpb e maior que transporta óleo...
tracking img