transporte publico

2482 palavras 10 páginas
Introdução
O transporte público é parte essencial da organização e funcionamento dos centros urbanos. Além de permitir o deslocamento em conjunto de um grande número de pessoas para diversas partes da cidade, contribui na redução do número de carros circulantes. O transporte público eficiente é a solução para a maior parte dos problemas no trânsito das grandes cidades brasileiras. Nos últimos dez anos, a frota de veículos do País dobrou, chegando a 60 milhões de unidades. O impacto nas vias urbanas é visível nas grandes cidades e em municípios de médio porte, que já sofrem com o caos dos engarrafamentos.
A primeira cidade do país a ter transporte coletivo urbano, foi Rio de Janeiro em 1908. O transporte público pode ser fornecido por empresas públicas ou privadas. É o transporte primário da cidade de Pelotas, visto que, a maioria dos trabalhadores pelotenses e os estudantes utilizam-no frequentemente. É usado para locomoção das pessoas e em cada município há uma política interna diferente, dependendo da empresa.

Transporte Público em Pelotas

Em Pelotas, todos os anos há algum problema com o Transporte Público. A cada ano há aumento nas passagens e, com isso, há protestos dos cidadãos inconformados com a falta de necessidade do aumento da tarifa, visto que, a distância de locomoção de qualquer bairro da cidade até o centro não é significativamente grande. Além disso, os funcionários da empresa que fornece o aumento – não há uma específica – fazem greves para que seus salários aumentem. A prefeitura da cidade, ao perceber que o serviço é insatisfatório, pode dar concessão à outra empresa o que exige burocracia e dificilmente acontece. Até mesmo por que os protestos são uma demonstração de insatisfação da população e, ainda assim, os preços das passagens se mantêm.
O próprio nome “transporte público” se contradiz quando percebemos a real função deste “negócio” que move a economia das privatizações muito bem aceitas pelos

Relacionados