Transporte maritimo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3734 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2 - EMBALAGENS

Em relaçao aos custos de embalagem, percebe-se que para um rápido manuseio e transporte das mercadorias, as questões das embalagens vem se tornando muito importante não somente para proteger os produtos, mas também para padronizar e facilitar o deslocamento das mesmas, aumentando assim seus custos inerentes.

As cargas podem ser:

• Geral: são dispostas em sacarias,caixotes, bolsas, big-bags, e outras embalagens.
• Solta: volumes condicionados sob diversas dimensões. Esse processo é um pouco moroso e devido a grande quantidade de pequenos pacotes dificultam a movimentação da carga. Riscos de avarias e perdas é eminente nesse tipo de carga.
• Unitizada: São formadas por produtos de diferentes pesos e tamanhos agrupados de maneira que facilite seu manuseio. Essascargas podem ser compostas de produtos semelhantes ou não. O processo de unitizaçao agiliza a movimentação da mercadoria.
• Neo-bulk: transporte de madeira, sucatas e automóveis.
• Granéis Líquidos: basicamente petróleo e derivados desse tipo de carga são embarcados sem acondicionamento, respectiva identificaçao e contagem unitária.
• Granéis Sólidos: formados basicamente por mercadorias que nãotenham necessidade de embalagem. Também não apresentam acondicionamento especial. Exemplo: soja, trigo.
• Reefers: cargas frigorificadas que necessitam de temperaturas adequadas ao seu manuseio. Com o objetivo de manter a qualidade do produto, esse tipo de carga exige cuidado especial, não somente em seu acondicionamento, mas também no seu manuseio. Carnes congeladas, flores e frutas são algunsdesses produtos.
• Ro-ro (Roll-on/Roll-off): transporte de veículos que são inseridos na embarcação por meio de plataformas ou pranchas.
• Cargas perigosas: essas cargas podem causar acidentes em detrimento de sua natureza. Pode colocar em risco outras cargas ou pessoas que as manipulam. Esse tipo de carga exige um diferenciado manuseio assim como colocação no respectivo transporte. Produtostóxicos, explosivos, inflamáveis, radiativos, etc., são algumas das mercadorias relacionadas.

Importante destacar que no transporte marítimo esse tipo de carga, quando aceita, segue algumas exigências tais como disposição no convés, etc. Essas medidas de segurança visam proteger a tripulação assim como a própria embarcação.

3 - CONTAINER

De acordo com a publicação da ISO “FreightContainers”: é um acessório de transporte, de caráter permanente e resistente o suficiente para adequar-se a usos repetidos, especialmente projetados para facilitar o transporte de mercadorias por um ou mais modos de transporte, sem recarregamento intermediário, equipado com dispositivos que permitem o seu pronto manuseio.
Um container é definido, de acordo com o Bureau International des Containers daseguinte maneira:

“Apresentar forma de paralelepípedo retangular, paredes metálicas delgadas, para assegurar a maior agilidade possível, sua estrutura deve ser resistente para poder suportar empilhamento.”

O uso container no comércio internacional intensifica-se cada vez mais, propiciando economia nas despesas operacionais durante o transporte.
O container desempenha uma série de funções em quedestacamos as mais relevantes:

• Unidade de transporte combinado/multimodal;
• Acessório de transporte que protege a carga e contribui no serviço porta a porta;
• De fácil empilhamento oferecendo segurança durante toda a operação;
• Menores custos de armazenamento, transporte, seguro e embalagens.

3.1 - Tipos de Container

Dry cargo, Open Top, Flat Rack, Refrigerado, Plataforma, HighCubic, Tanque, para o transporte de mercadorias comuns encaixotadas, maquinário leve e pesado, produto perecível, produtos químicos, grane sólidos etc.

3.2 - Distribuição de carga

O centro de gravidade do container carregado deve ficar o mais centro possível. Cargas concentradas no centro ou nas extremidades podem provocar esforços elevados por flexão.
O exportador poderá consultar as...
tracking img