Transporte de cargas perigosas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS

O transporte de produtos perigosos é um caso particular do transporte de mercadorias numa cadeia de fornecimento. Durante esta atividade, vários fatores passam a ser críticos e a imprudência pode significar não só a perda de mercadoria como um elevado risco para as pessoas envolvidas no transporte e para o meio ambiente envolvente (Paiva, 2008).

Os Produtosperigosos são classificados por classes de riscos, conforme abaixo;

* 1 Explosivos
* 2.1 Gases Inflamáveis
* 2.2 Gases não-Inflamáveis
* 2.3 Gases Tóxicos
* 3 Líquidos inflamáveis
* 4.1 Sólidos inflamáveis
* 4.2 Substâncias sujeitas a combustão espontânea
* 4.3 Substancias que em contato com água emitem gases inflamáveis
* 5.1 Oxidantes* 5.2 Peróxidos Orgânicos
* 6.1 Sustâncias Tóxicas
* 6.2 Substâncias Infectantes
* 7 Material Radioativo
* 8 Corrosivos ou Sustâncias corrosivas
* 9 Substância Perigosas diversas ou matérias que podem causar Diversos perigos

Todos os materiais perigosos podem ser transportados desde que sejam atendidas as exigências de cada pais ou localidades.



A Portariado Ministério dos Transportes número 204, padroniza a sinalização dos produtos químicos perigosos de acordo com suas classes e subclasses, cujas simbologias de risco e modelos dos elementos indicativos de risco são apresentados nas figuras acima.

Os numerais que fazem parte das simbologias apresentadas nas figuras devem medir cerca de 30mm de altura e cerca de 5mm de largura (para um rótulomedindo 100mm x 100mm).'

Produto perigoso é toda e qualquer substância que, dadas, às suas características físicas e químicas, possa oferecer, quando em transporte, riscos a segurança pública, saúde de pessoas e meio ambiente, de acordo com os critérios de classificação da ONU, publicados através da Portaria nº 204/97 do Ministério dos Transportes. A classificação desses produtos é feita com baseno tipo de risco que apresentam.

Além das péssimas condições de certas estradas, roubos de cargas e imprevistos com o caminhão, a falta de conhecimento do risco que representa transportar produtos perigosos é outro fator que pode colocar em risco a vida do carreteiro. Isso porque são poucos os profissionais que trafegam pelas rodovias e sabem identificar o perigo de uma carga pelo painellaranja obrigatório dos quase 3.100 produtos considerados perigosos, que na maioria são constituídos por combustível (álcool, gasolina, querosene, etc.) e produtos corrosivos, como soda cáustica e ácido sulfúrico.

A identificação no veículo é feita através de retângulos laranjas, que podem ou não apresentar duas linhas de algarismos, definidos como Painel de Segurança; e losangos definidos comoRótulos de Risco, que apresentam diversas cores e símbolos, correspondentes à classe de risco do produto a ser identificado.

No retângulo, a linha superior se refere ao Número de Risco do produto transportado e é composto por no mínimo dois algarismos e, no máximo, pela letra X e três algarismos numéricos. A letra X identifica se o produto reage perigosamente com a água. Na linha inferiorencontra-se o Número da ONU (Organização das Nações Unidas), sempre composta por quatro algarismos numéricos, cuja função é identificar a carga transportada. Caso o Painel de Segurança não apresente nenhuma identificação, significa que estão sendo transportados mais de um produto perigoso.

SEGURANÇA NO TRANSPORTE

Com vista à otimização da segurança na movimentação de cargas perigosas, devemos ter emconta os seguintes aspectos (Ruriani, 2008):

* Classificação do material antes de o transportar: Conhecer o material que está a ser transportado é crucial. Saber quais as suas propriedades físicas, vulnerabilidades e riscos associados ao seu transporte. Estas informações devem ser guardadas de forma a permitir o rápido acesso da equipa da cadeia de abastecimento às mesmas, em caso de...
tracking img