Transporte de cabotagem no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRANSPORTE DE CABOTAGEM NO BRASIL





ESCOPO DE PROJETO SEMESTRAL




Grupo: HAYAMASHIDA


Diego Henrique Soares (6° período – E. P.)
Michelly Tiemy Silva Hayamashida (6° período – E. P.)
Valeska Serrano de Freitas Silva (6° período – ADM)






MACAÉ, RJ - BRASIL
SETEMBRO DE 2011










1. INTRODUÇÃO



Esse trabalho é um estudo sobre oSistema de Cabotagem no Brasil, mostrando o grande potencial do país, que possui uma extensa costa litorânea, para desenvolver essa modalidade de transporte.
O transporte eficiente de matérias-primas e produtos é um dos fatores que aumentam a competitividade de uma indústria, de um produtor, ou de um país.
Um país que possui seus modais de transporte organizados e interligados permiteque seus produtos cheguem a seus clientes, nacionais ou internacionais em tempo desejável e a custos menores.
O transporte marítimo pode ser dividido em transporte marítimo de longo curso, envolvendo as linhas de navegação do Brasil com países distantes, e a navegação de cabotagem, que cobre a costa litorânea.
O transporte aquaviário, seja navegação ou cabotagem, possuivantagens como: maior segurança da carga se comparado o transporte rodoviário, menor nível de avarias, menor custo, transporte de maior volume de carga.
Os governos começaram a considerar a possibilidade da participação privada no setor público portuário, tendo em vista a importância do porto na economia mundial e a necessidade de investimentos de grande porte em infra-estrutura e em modernastecnologias, específicas para os diversos segmentos que atuam no ambiente portuário e do transporte aquaviário.
Nesse projeto será relatada a atual situação do sistema de navegação de cabotagem no Brasil, com suas características, vantagens, desvantagens e os entraves que dificultam o desenvolvimento desse modal.


















1. RESUMO

1.2. OBJETIVOS1.2.1. Objetivo geral


Analisar a situação do Sistema Transporte de Cabotagem no Brasil.


1.2.2. Objetivo específico


- Mostrar como está organizado o sistema portuário no Brasil;
- Descrever as características do Sistema de Cabotagem;
- Levantar as vantagens e desvantagens do Sistema de Cabotagem;
- Mostrar os entraves quedificultam o desenvolvimento desse modal;
- Apresentar possíveis alternativas que tornem o sistema de transporte de carga mais eficiente e eficaz, com a utilização do transporte de Cabotagem.



































1.3. JUSTIFICATIVA


O BRASIL POSSUI UMA COSTA DE 8,5 MIL QUILÔMETROS NAVEGÁVEIS, E O SETOR PORTUÁRIO MOVIMENTA POR ANOAPROXIMADAMENTE 700 MILHÕES DE TONELADAS DAS MAIS DIVERSAS MERCADORIAS, RESPONDENDO POR MAIS DE 90% DAS EXPORTAÇÕES. AS PRINCIPAIS CIDADES, OS PÓLOS INDUSTRIAIS E OS CENTROS CONSUMIDORES CONCENTRAM-SE NO LITORAL OU PRÓXIMO A ELE. PORTANTO, INVESTIMENTOS E ESTUDOS QUE ORIENTEM PARA REVITALIZAÇÃO DO SISTEMA PORTUÁRIO, AUMENTAM A COMPETITIVIDADE DOS PORTOS BRASILEIROS, LEVANDO A REDUÇÃO DO “CUSTOBRASIL”, ASSIM COMO O SEGMENTO DE CABOTAGEM SE TORNA UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA COMPOR A CADEIA DE SUPRIMENTOS DE DIVERSOS SETORES.
Nesse cenário, esse projeto é um estudo do Sistema de Cabotagem, que potencialmente é uma alternativa econômica e geograficamente viável, para o transporte de cargas no Brasil. Esse trabalho pretende mostrar a importância desse modal na Cadeia deTransporte do Brasil.




1.4. METODOLOGIA


O ESTUDO SOBRE O TRANSPORTE DE CABOTAGEM NO BRASIL , SERÁ REALIZADO ATRAVÉS DE PESQUISAS E COLETA DE DADOS EM LIVROS, REVISTAS, TESES E DISSERTAÇÕES RELACIONADAS AO TEMA. SERÃO UTILIZADAS TAMBÉM PESQUISAS EM SITES OFERECIDOS NA INTERNET.














1.5. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

|Data |Etapas...
tracking img