TRANSPORTE ATRAVÉS DA MEMBRANA FOLHA DE ELÓDEA

961 palavras 4 páginas
TRANSPORTE ATRAVÉS DA MEMBRANA FOLHA DE ELÓDEA

SANTA TERESA - ES
2013

TRANSPORTE ATRAVÉS DA MEMBRANA FOLHA DE ELÓDEA

SANTA TERESA - ES
2013

RESUMO
O presente trabalho busca realizar uma análise interpretativa do comportamento da célula vegetal da folha de elódea em meio natural e na presença de duas soluções (1 e 2) que possuem diferentes grais de concentração. Observando através do microscópio óptico, principalmente, se à presença do movimento de ciclose dos cloroplastos presentes na citoplasma em diferentes soluções e o comportamento do vacúolo celular.

Palavras-chaves: transporte através da membrana, ciclose, cloroplastos e vacúolo.
INTRODUÇÃO

As folhas das plantas são formadas por células que possuem diferentes estruturas, algumas dessas estruturas só são encontradas nesse tipo de célula, como o vacúolo, parede celular e os plastídios, além disso elas possuem estruturas comum o outros tipos de células, como membrana celular, citoplasma e núcleo.
A parede celular é uma estrutura rígida e abundante em polissacarídeos, como principalmente celulose, hemiceluloses e pectinas. Ela auxilia na proteção, fixação, aglutinação, manutenção da integridade osmótica celular e na interação entre as células que é feito por meio de canais que as atravessam e comunicam-se com o citoplasma das células vizinhas. No citoplasma estão presentes organelas das quais a mais evidenciada são cloroplastos que em condições normais estão em constante movimentação rápida e enfileirados próximos a membrana celular, essa movimentação é denominadas ciclose.
Outro tipo de organela presente nessas células são os plastídios, dos quais o mais evidenciado é o vacúolo, que é uma estrutura preenchida por um líquido, denominado suco celular. Essa organela acumula nutrientes, proteínas, água e várias outras substâncias, servindo assim como um reservatório da célula. O vacúolo

Relacionados