Transporte ativo e passivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Explique dois tipos de transportes que ocorrem através da Membrana Plasmática.

1) Transporte Passivo: as substâncias passam livremente através da membrana plasmática, semque a célula precise gastar energia.

Ele pode ocorrer por meio da difusão, difusão facilitada e por osmose.

• Difusão: corresponde ao movimento de partículas do ponto ondeestão mais concentrados para onde estão mais concentradas para onde estão menos concentradas, no sentido de igualar a concentração, buscar o equilíbrio.

• Difusão Facilitada:algumas proteínas da membrana atuam facilitando a passagem de certas substâncias que, por difusão simples demorariam muito tempo para atravessar a membrana de modo a igualarem suasconcentrações.

• Osmose: neste processo o solvente difunde-se, em maior quantidade, da solução hipotônica para a hipertônica até que elas se igualem.

2) Transporte Ativo:é o transporte de substâncias onde há gasto de energia. O principal exemplo de transporte ativo é o processo conhecido como bomba de sódio e potássio. A bomba de sódio e potássioocorre em decorrência da necessidade de equilibrar as concentrações dos íons de sódio (Na +) e potássio (K+).

Com esse intuito, capturam íons de sódio no citoplasma (região demaior concentração de sódio) e os transportam para fora da célula ao passo que essas mesmas proteínas capturam íons de potássio na região extracelular (região de maior concentraçãode potássio) e os transportam para dentro da célula (citoplasma). Assim, forma-se uma bomba de sódio e potássio incessante havendo gasto de energia.

Referênciasbibliográficas:

LOPES, S.G.B. Bio. São Paulo: Saraiva, 2002. 3 vol.
AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigue. Fundamentos da Biologia Moderna. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1997.
tracking img