Transplante versus bioetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Transplantes versus Bioética
Dentre os avanços da Medicina, na busca de amenizar sofrimentos físicos, de homens e até de animais, um que tem se mostrado dos mais vitoriosos é o que cuida dos transplantes de órgãos. E, obviamente, para que haja um transplante de órgão, há que haver, precedendo-o, sua disponibilidade.
O começo na Antigüidade
Cosme e Damião, médicos e mártirescristãos do séc. IV, santificados pela Igreja, patronos dos cirurgiões, ao atenderem um doente cuja perna gangrenada estava a exigir amputação, teriam realizado tal cirurgia, tendo antes, porém, ido ao cemitério e de lá trazido a perna de um negro, que transplantada no lugar da que então foi extirpada,milagrosamente resolveu tão grave problema, inaugurando — ao menos para a História, embora emforma de lenda.Mesmo sendo lenda, o registro histórico é indicativo de que a idéia dos transplantes é antiga.
Idade Média
Cerca de dez séculos à frente, há descrição dos primeiros intentos de realização de transplantes, que não prosperaram, pelo primitivismo dos procedimentos, sendo de se considerar o agravante da infecção.
Século XIX
Transplante com grande êxito,foi o de osso, no casoviria a ocorrer em Glasgow, Escócia, num procedimento inédito que demandou três anos, tendo iniciado em 1887 e sido concluído em 1890.
Século XX
Na Itália, em 1931, houve um transplante de glândulas genitais,com sucesso mas que fez eclodir acerbas críticas, médicas, jurídicas e éticas, eis que o doador — vivo — cedeu a glândula por dinheiro.
Transplantes renais com sucesso tiveram seucomeço em Boston/EUA, em 1954, quando um gêmeo cedeu um rim ao irmão.
Contudo, foi em 1967 que o mundo todo se admirou com o transplante de coração realizado na África do Sul, pelo doutor Christian Barnard, que transplantou num homem, o coração de uma mulher que falecera há poucas horas. Daí em diante, os transplantes só fizeram evoluir, a ponto de atualmente serem rotina.

OTransplante
Transplante (ou transplantação) é a transferência de células, tecidos ou órgãos vivos de uma pessoa (o doador) para outra (o receptor) ou de uma parte do corpo para outra (por exemplo, os enxertos de pele) com a finalidade de restabelecer uma função perdida.Os transplantes podem ser:
Transplantes inter-vivos:
• Dividem-se em 3 categorias: Transplante de tecidos (pele, sangue, medulaóssea etc...), Transplante de órgãos (duplos) e remoção de segmento de órgãos,como: Coração, rim, fígado, pulmão, pâncreas, intestino, córnea, medula óssea, pele, valva cardíaca, ossos e esclera ocular.
  Transplantes de órgãos de animais:
• É provisório, enquanto se fica à espera de um transplante definitivo de órgão de humanos, devido a rejeição (eticamente aceitável).
  Transplantes deórgãos de cadáveres:
• O maior conflito está relacionado com este tipo de transplante, devido ao conceito da morte.

O Doador
Um único doador pode beneficiar até 25 pessoas, vidas.Os transplantes mais comuns são assim classificados: Órgãos: coração, fígado, rim, pâncreas, pâncreas/rim, pulmão, intestino e estômago. Tecidos: sangue, córnea, pele, medula óssea, dura máter, cristailíaca, patela, costelas, ossos longos, cabeça do fêmur, ossos do ouvido, safena, vasos sangüíneos, válvulas cardíacas, tendões e meninge. A Medula óssea só é feita com o Doador Vivo compatível, por meio de aspiração óssea ou coleta de sangue
Doador vivo
Na doação em vida,o médico deverá avaliar a história clínica do doador e as doenças anteriores. A compatibilidade sangüínea é primordial emtodos os casos. Há também testes especiais para selecionar o doador que apresenta maior chance de sucesso. Os doadores vivos podem doar um dos rins, uma parte do fígado (até 70% do seu tamanho; o fígado, após a doação, se regenera em 45 dias), parte de um pulmão, a medula óssea,e o sangue.
Este tipo de doação entre vivos, só acontece se não representar nenhum problema de saúde para a pessoa que...
tracking img