Transistores de posicao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Transdutores de Posição
Sensores de posição são utilizados em todos os ramos da ciência, principalmente em máquinas automáticas. Esses sensores são capazes de monitorar desde algumas micra até vários metros. Veremos aqui os sensores de posição mais comumente utilizados.
Os sensores de posição são divididos em:
• Transdutores Potenciométricos
• Transdutores de Aproximação
• TransdutoresDigitais
• Sensores Capacitivos
• Sensores Indutivos
• Sincros e Resolvers

Transdutores Potenciométricos
O sensor potenciométrico é considerado o sensor mais simples, pois seu princípio de funcionamento baseia-se na variação da resistência do potenciômetro conectado mecanicamente a um eixo para monitorar sua posição.
Para que tal sistema tenha precisão é necessário que o potenciômetro tenha umalinearidade entre 0,1% a 0,5% o que elimina a maioria dos potenciômetros comuns.
Outro fator de grande importância é o ângulo máximo de rotação do potenciômetro. Um potenciômetro comum possui um ângulo de rotação em torno de 250°, enquanto um fabricado especialmente para posicionamento possui um ângulo de rotação de 360°, isto é, ele não tem batente o que permite que seu eixo dê voltascompletas.
Esses potenciômetros são utilizados principalmente quando se deseja conhecer a posição de um eixo ou qualquer peça giratória. Podem ser utilizados também em alguns aparelhos de ultra-sonografia. Nestes equipamentos, o transdutor de ultra-som é localizado na extremidade de um braço articulado movido manualmente pelo operador. O processador central precisa conhecer as coordenadas do transdutorpara poder calcular a posição em que as informações provenientes do eco serão plotadas na tela do instrumento. Assim, em cada articulação do braço há um potenciômetro que fornece a posição instantânea do transdutor.
Se polarizarmos um potenciômetro e o colocarmos ligado a um eixo com velocidade constante, o sinal observado em seu cursor será uma curva.
Para a monitoração de deslocamentos linearespode-se utilizar um potenciômetro linear. Esses potenciômetros são especialmente fabricados para oferecerem baixo atrito e linearidade entre 0,1% e 0,5%. O problema é que eles têm um curso limitado em torno de 25 cm e não admitem velocidades maiores que cerca de 1 m/s.
Um uso típico para esses sensores de posição é em registradores gráficos (plotters) e traçadores X-Y que utilizam motores decorrente contínua. Nesses equipamentos é sempre necessário o conhecimento da posição da pena para que o microprocessador interno possa calcular a velocidade e aceleração dos motores para caa novo vetor a ser plotado.

Transdutores de Aproximação
Os transdutores de aproximação são sensores digitais de apenas um bit. São chaves que indicam ao sistema de controle que um determinado ponto no espaço foiatingido. São muito úteis quando desejamos limitar o curso de uma peça acionada por um motor.
Exemplo:
 Limite e fim de curso de portões automatizados.
 Porta – pena de plotter.
 Cabeça de impressora.
 Porta ferramenta de tornos a controle numérico.
Os transdutores mais comumente usados são:
 Microchaves
São chaves em miniatura, do tipo normalmente abertas (NA) ou normalmentefechadas (NF) ou mistas. Essa característica faz com que elas se prestem muito bem para dectores de fim de cruso com grande repetibilidade. Basta que a peça cuja posição se deseja monitorar tenha um ressalto que aciona a haste da chave posicionada num local estratégico.
Ex: Detector de final de curso da cabeça de impressora de teletipos ou impressoras matriciais.
Acionador de eventos numa máquinaautomática. As microchaves fuçam posicionadas em torno de um eixo.
Essas chaves foram aos poucos sendo substituídas por dispositivos de estado sólido ou chaves do tipo reed-switch.
 Reed Switch
São chaves com contatos fabricados de metal ferro-magnético, recobertas de um metal nobre (ouro, paladium, níquel) e colocadas dentro de uma ampola de vidro em atmosfera inerte. A atmosfera inerte...
tracking img