Transgenicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (859 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Transgênicos

Com o uso dos organismos geneticamente modificados, espera-se produzir novos produtos ecologicamente sustentáveis, mais produtivos, com superior qualidade e que sejam capazes decolaborar na solução dos problemas nutricionais dos mais de 1,5 bilhões de pessoas no mundo (Malik, 1999), bem como reduzir substancialmente a agressão ao meio ambiente (Sachse, 1998).
As primeirasplantas transgênicas foram desenvolvidas em 1983,desde então, após os primeiros testes de campo com plantas transgênicas, já foram realizados experimentos com mais de 40 espécies de culturas agrícolas.Desde que se iniciou o uso comercial de plantas transgênicas nos Estados Unidos, em meados da década de 90, tem havido um crescimento médio de 20% ao ano na oferta de novos produtos provenientes daengenharia genética (Kleinmann, 1998).Por meio da engenharia genética de plantas, pode-se alterar importantes rotas metabólicas e,com isso, promover mudanças no tipo e composição de amido, óleos,proteínas, vitaminas etc. (Binsfeld,2000). Com essas modificações, objetiva-se:
• elevar o valor nutricional dos alimentos;
• desenvolver plantas transgênicas que funcionem
como biorreatores capazesde produzir vacinas na
forma de antígenos de vírus ou anticorpos;
• produzir inúmeras enzimas (proteínas) para fins
industriais.
A lista de possibilidades de aplicações dessatecnologiapoderia ser significativamente estendida.
Em 1987, cinco tipos de plantas transgênicas foram testadas no campo. Já em 1995, um total de 707 tipos de plantas transgênicas foram para o campo. Entre asespécies geneticamente manipuladas, encontram-se aquelas que são as mais importantes na alimentação humana e animal e na indústria de tecido, ou seja, milho, batata, tomate, soja, feijão, algodão.
Comrelação à utilização em escala comercial da cultura da soja transgênica requerida pela Monsanto no Brasil, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) regulamentou, por meio da...
tracking img