Projeto capoeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1752 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO CAPOERÊ

A Capoeira construindo uma Cultura de Paz e de Antipreconceito

Apresentação

O Projeto Capoerê (Capoerê significa Capoeira Criança, em Yoruba) visa trabalhar a conscientização crítica e a participação política da comunidade onde ele está implantado, bem como organizar orientadores/as, educadores/as, pais, mães e alunos/as para lutar por melhores condições sócio-culturaisdo meio em que vivem.
O Projeto Capoerê é uma forma de apresentar a tão vasta, rica e grandiosa Cultura Afro-brasileira. Permanentemente salientamos a importância de conhecer tão rica Cultura brasileira, sem, no entanto, desvalorizar as expressões de outras Culturas que formam a Cultura Geral do povo brasileiro.
A base do Projeto Capoerê é Capoeira que traz consigo valores e ensinamentospara todas as gerações dos participantes. Estes valores são de fundamental importância na formação e desenvolvimento das crianças, adolescentes, jovens, pais e mães que participam do projeto. Desenvolvimento este que tenta perceber a pessoa como um todo integrado: tanto física quanto mentalmente. A base filosófica da Capoeira é a valorização do ser humano como portador de capacidades individuais,que tanto se adapta quanto transforma o meio em que vive. Dentro dessa visão, procuramos desenvolver o potencial de cada um/a, de acordo com os conceitos elementares de igualdade, liberdade, fraternidade no âmbito do convívio em coletividade.
A auto-afirmação é uma característica da fase adolescente, mas que em qualquer idade pode se fazer presente. A Capoeira colabora com esse fato, pois elapossui graduações que o/a adolescente passa a acreditar em suas próprias capacidades e firmando-se como ser consciente e participativo em sua comunidade. Já para a criança que se encontra na educação infantil, o lúdico precisa fazer parte dessas atividades. Pois é através de brincadeiras, do jogo e do esporte que ocorre grande parte de seu desenvolvimento. A Capoeira como arte e luta faz com que acriança venha a ter prazer em descobrir como ela pode brincar e aprender com seu próprio corpo.
A Capoeira realiza projetos, eventos e festividades referentes às suas práticas (por exemplo: festa de formatura, integração do calouro ao mundo da Capoeira, etc). Como se faz necessária a participação da Comunidade nestes projetos, eventos e festividades. Podemos usufruir do momento para realizarcampanhas de mobilização social (por exemplo: doação de alimentos, conscientização ambiental, doação de sangue, campanhas de solidariedade, etc).
E, a partir do pressuposto que a formação de um/a verdadeiro/a cidadão/ã inicia-se na infância, é neste período que as pessoas estão mais suscetíveis a aprendizagem. Propomos neste Projeto Capoerê uma forma de conscientização social para que assim possamosresgatar valores e virtudes há muito esquecidas pela sociedade.

Localização do Projeto Capoerê

O Projeto Capoerê é desenvolvido na Comunidade Dona Fina, no bairro Ferraria, em Campo Largo, PR, no espaço cedido pela Escola Municipal Dona Fina e Escola Estadual Professora Geraldina da Mota. Inicialmente contamos com a presença de 40 crianças e adolescentes, alunos/as e membros da Comunidade.Pretendemos também atingir com noções de Cultura pela Paz e de Antipreconceito pais e mães das crianças e adolescentes que participam do Projeto Capoerê.
Trata-se de uma ação social de iniciativa de lideranças da Comunidade em colaboração com os Professores Figueiredo Onasayo (Mestre em Educação – UFPR) e João Fábio Batata (Graduado em Capoeira) que visa construir permanentemente uma Cultura pelaPaz e do Antipreconceito, possibilitando aos participantes outra consciência de si mesmo e sobre cidadania.
Estando no Projeto Capoerê estas crianças e adolescentes estarão protegidas das vulnerabilidades sociais presentes na Comunidade.

Objetivos

• Desenvolver as habilidades físicas e motoras do participante;
• Estimular a participação coletiva e o trabalho em equipe;
• Despertar o...
tracking img