Transformando um pequeno escritor em grande leitor”.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro de Educação a Distância Universidade Anhanguera – Uniderp

Curso de Pedagogia

6º Semestre



|PROJETO DE PESQUISA |


1.1 TÍTULO DO PROJETO: “Transformando um pequeno escritor em grande leitor”.

1.2 DADOS DO ACADÊMICO NOME/RA: Aparecida da SilvaMartins – RA: 158525

Aurilaine Aparecida da Silva - RA: 160959

1.3 POLO: Sidrolândia

1.4 TIPOS DE PESQUISA:


(X) Bibliográfica


( ) Descritiva


(X) Exploratória


( ) Experimental


( ) Outra: __________________________2 - INTRODUÇÃO:

Este trabalho apresenta algumas reflexões sobre a Psicogênese da Alfabetização, como ela vem sendo desenvolvida numa perspectiva histórica, nas crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Olinda Brito de Souza, da cidade de Sidrolândia – MS, cenário escolhido para análise e discussão sobre o tema.

Nabusca de fundamentar teoricamente para embasar esse trabalho de pesquisa apoiei – me nos estudos de Piaget, Vigotsky, Wallon e Paulo Freire sobre a criança, seu desenvolvimento e o processo de construção da leitura e da escrita, isto é na Psicogênese da escrita e sobre as influências exercidas nas crianças, no período da alfabetização.


Foi precisamente a necessidade de analisar comoacontece a construção da leitura e escrita nas séries iniciais do ensino fundamental, que foi escolhida a turma de 2º ano, com faixa etária entre 6-7 anos.
O ensino da leitura e, particularmente, a importância da literatura na formação pessoal e intelectual do ser humano ainda nas séries iniciais, encontram pouco espaço nos programas de formação inicial e continuada das escolasbrasileiras. Este estudo pretende desenvolver atividades que convergem para ações voltadas diretamente para alunos e professores das séries iniciais do ensino.

Nos dias de hoje, ser alfabetizado, isto é, saber ler e escrever, tem se revelado condição insuficiente para responder adequadamente às demandas da sociedade. Há alguns anos, não muito distantes, bastava que a pessoa soubesse assinar onome, porque dela, só interessava o voto. Hoje, saber ler e escrever de forma mecânica não garante a uma pessoa interação plena com os diferentes tipos de textos que circulam na sociedade. É preciso ser capaz de não apenas decodificar sons e letras, mas entender os significados e usos das palavras em diferentes contextos.







3 – JUSTIFICATIVA


A escolha justifica-se,visto que nas escolas públicas os alunos estão tendo acesso à leitura escrita nessa faixa etária, e a partir da análise dessas atividades pode-se perceber o quanto o aluno teve de contato com a escrita e a leitura fora da escola, compreendendo, sobretudo que fatores internos e externos podem contribuir para o sucesso da alfabetização.

Diante da realidade dos fatos buscaremos mostrarque o professor em sala de aula, tem o papel fundamental na relação que o aluno estabelece pela leitura, pois é responsável por essa formação, lembrando que ser responsável não é fazer da leitura um castigo para o educando.

Torna-se preocupante a dificuldade dos alunos na aprendizagem da escrita e o gosto pela leitura, pois nem sempre escolhemos um bom livro para eles e o certo é daroportunidades de diversos livros para que o aluno escolha qual livro queira ler, pois assim a criança começará a sentir mais prazer pela leitura.

De acordo com o professor da Universidade Pierre Mendes – France, Charles Hadji, na França: “A escola deve capacitar crianças e jovens a construir e gerenciar o conhecimento. E um conceito central nesse modelo é o uso de meios e...
tracking img