Transformador trifasico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


As exigências técnicas e econômicas impõem à construção de grandes usinas elétricas, em geral situadas muito longe de centros de aproveitamento, pois devem utilizar a energia hidráulica dos lagos e rios das montanhas. Surge assim a necessidade de transporte da energia elétrica por meio de linhas de comprimento notável.
Por motivos econômicos e de construção, as seções doscondutores destas linhas devem ser mantidas dentro de determinados limites, o que torna necessária a limitação da intensidade das correntes nas mesmas. Assim sendo, as linhas deverão ser construídas para funcionar com uma tensão elevada, que em certos casos atinge a centenas de milhares de volts.Estas realizações são possíveis em virtude de a corrente alternada poder ser transformada facilmente de baixapara alta tensão e vice-versa, por meio de uma máquina estática, sem partes móveis, de construção simples e rendimento elevado, que é o transformador .
Os geradores instalados nas usinas geram a energia elétrica com a tensão aproximada de 6.000 volts. Para efetuar o transporte desta energia, eleva-se a tensão a um valor oportuno com um transformador elevador. Na chegada da linha, outrotransformador executa a função inversa, isto é, reduz a tensão ao valor necessário para a utilização. Podem então ser escolhidas as três tensões, isto é, de geração, de transporte e de distribuição, com plena liberdade, dando-se a cada uma o valor que se apresenta mais conveniente.

Definição

Transformador é um dispositivo que permite elevar ou rebaixar os valores de tensão em um circuitode CA. A grande maioria de equipamentos eletrônicos emprega transformadores para elevar ou rebaixar tensões.

Funcionamento

Quando uma bobina é conectada a uma fonte CA, um campo magnético variável surge ao seu redor. Se outra bobina se aproximar da primeira, o campo magnético variável gerado na primeira bobina corta as espiras da segunda bobina.
Em conseqüência da variação do campomagnético sobre as espiras, surge uma tensão induzida na segunda bobina.
A bobina na qual se aplica uma tensão CA é denominada primário do transformador. A bobina onde surge a tensão induzida é denominado secundário do transformador.
As bobinas primária e secundária são eletricamente isoladas entre si. Isso se chama isolação galvânica. A transferência de energia de uma para outra se dáexclusivamente através das linhas de força magnéticas. A tensão induzida no secundário é proporcional ao numero de linhas magnéticas que cortam a bobina secundaria e ao numero de suas espiras. Por isso, o primário e o secundário são montados sobre um núcleo de material ferromagnético.
Partes

O transformador consiste de duas ou mais bobinas ou enrolamentos e um "caminho", ou circuito magnético, que"acopla" essas bobinas. Há uma variedade de transformadores com diferentes tipos de circuito, mas todos operam sobre o mesmo princípio de indução eletromagnética.

No caso dos transformadores de dois enrolamentos, é comum se denominá-los como enrolamento primário e secundário, existem transformadores de três enrolamentos sendo que o terceiro é chamado de terciário. Existe também um tipo detransformador denominado Autotransformador, no qual o enrolamento secundário possui uma conexão elétrica com o enrolamento do primário.

Transformadores de potência são destinados primariamente à transformação da tensão e das correntes operando com altos valores de potência, de forma a elevar o valor da tensão e conseqüentemente reduzir o valor da corrente. Este procedimento é utilizado pois ao se reduziros valores das correntes, reduz-se as perdas por efeito Joule nos condutores. O transformador é constituído de um núcleo de material ferromagnético, como aço, a fim de produzir um caminho de baixa relutância para o fluxo gerado.

Geralmente o núcleo de aço dos transformadores é laminado para reduzir a indução de correntes parasitas ou de corrente de Foucault no próprio núcleo, já que essas...
tracking img