TRANSFERÊNCIA DE CALOR EVAPORADORES

3784 palavras 16 páginas
Proceedings of the 11th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering -- ENCIT 2006
Braz. Soc. of Mechanical Sciences and Engineering -- ABCM, Curitiba, Brazil, Dec. 5-8, 2006

Paper CIT06-0465

TRANSFERÊNCIA DE CALOR
EVAPORADORES NO-FROST

E

PERDA

DE

CARGA

EM

Cláudio Melo
Luiz Gustavo Pereira
Joel Beng
Universidade Federal de Santa Catarina
Departamento de Engenharia Mecânica
88040-900 – Florianópolis – SC
Fone: 48 234 5691 - Fax: 48 234 5166 melo@polo.ufsc.br Resumo. Neste trabalho desenvolveu-se um aparato e um procedimento experimental para avaliar o desempenho termo-hidráulico de evaporadores para refrigeradores no-frost. O aparato desenvolvido é composto por um tunel de vento para medir a taxa de transferência de calor do lado do ar e por um sistema de circulação de água para medir a taxa de transferência de calor do lado do refrigerante. Testes foram realizados com trêss evaporadores de geometrias distintas sendo os resultados expressos através dos fatores f de atrito e j de Colburn, ambos em função do numero de Reynolds do escoamento. Analises comparativas com outros trabalhos disponíveis na literatura são também apresentas e discutidas.
Palavras chave: evaporador, trocador de calor, no-frost, túnel de vento.

1. Introdução
O resfriamento do ar em refrigeradores que utilizam degelo automático se dá predominantemente por convecção forçada em evaporadores do tipo tubo-aleta. Apesar da relativa abundância de artigos na literatura abordando diferentes aspectos de transferência de calor e de perda de carga em trocadores de calor tubo-aleta, existe uma falta de informações para a classe específica de evaporadores utilizados em refrigeradores 'no-frost'.
Existem vários aspectos que diferenciam os evaporadores 'no-frost' dos evaporadores tubo-aleta convencionais.
Primeiramente nestes evaporadores o escoamento do ar se dá no sentido da altura e não no sentido da profundidade do trocador de calor. Dessa forma a

Relacionados

  • Maquinas hidraulicas puc
    57161 palavras | 229 páginas
  • Leis ambientais no brasil
    286858 palavras | 1148 páginas