Transbananal: a travessia do progresso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Transbananal: A travessia do progresso



O lugar onde vivo tem o título de cidade tranqüila e pacata há mais de trinta anos. São Félix do Araguaia, localizada àsmargens do Rio Araguaia, no interior do estado de Mato Grosso, tem atraído milhares de turistas todos os anos com suas praia de beleza exuberante e seu povo hospitaleiro, mas issoestá prestes a mudar com a aprovação do Projeto Transbananal.
Esse projeto tem como objetivo principal, a ligação entre os estados de Mato Grosso e Tocantins, através de umarodovia que, depois de pronta, encurtará em mais de mil quilômetros a distância para o escoamento de produtos que saem de Mato Grosso para os portos de Paraná, Salvador e SãoPaulo.
Para isso, serão investidos cerca de R$650 milhões pelo governo tocantinense, em 84 quilômetros de rodovia asfaltada que adentrarão a Ilha do Bananal, unindo não sóos dois estados, mas o país de Leste à Oeste.
Porém, uma parte da população são-felicense juntamente com Dom Pedro Casaldáliga, bispo e membro da Prelazia municipal, seopuseram ao projeto devido aos impactos sociais e ambientais que a construção trará para a região, com a área desmatada para o levantamento das obras e um aumento significativo dosíndices de criminalidade e violência.
De fato, todas as conseqüências são visíveis, mas penso que tais pontos negativos logo seriam superados, com a organização demovimentos de segurança que atenderiam toda a demanda de crescimento no trânsito de cargas pela região, enfim, logo os benefícios (como a chegada do tão esperado desenvolvimento em SãoFélix do Araguaia, que trará melhor qualidade de ensino e trabalho, aumentando a economia municipal) se sobreporiam de toda a polêmica do início das obras.


Rebecca R Ferreira
tracking img