Tramento de chorume

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (867 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Avaliação do Processo de Eutrofização de uma Represa Artificial da Zona Rural de Goianápolis - Goiás



Objetivo

Estimar o estado trófico de uma represa artificial, através da análise deamostras de água coletadas in loco, analisando e relacionando parâmetros importantes no processo de eutrofização de ecossistemas lacustres.

Metodologia

A represa do presente estudo estálocalizada em uma fazenda da zona rural de Goianápolis – GO, que possui como fonte de renda principal a atividade leiteira através da ordenha mecânica. A fazenda possui próximo à sede, quatro represasartificial, que são utilizadas para abastecimento, recreação e criação de peixes.
A intensa proliferação da macrófita aquática Salvinia sp (Figura 01) em uma das represas, levantou a suspeitade que a mesma poderia estar em processo de eutrofização.
[pic]
Figura 01. Represa estudada, coberta com macrófitas aquáticas (Salvinia sp).

De acordo com Kissmann (1991), quando o meioaquático em que espécies de macrófitas como a Salvinia sp recebem nutrientes (nitrogênio e fósforo), através de processos naturais, atividades agropecuárias ou mesmo pelo esgoto doméstico, apresentam umafantástica capacidade de reprodução. Nessas situações, essas plantas são geralmente consideradas infestantes e nocivas, pois obstruem rios, lagos e represas, impedindo a navegação e alterando oecossistema aquático.
Partindo deste preceito, foi realizada uma vistoria no local, com o objetivo de encontrar qualquer tipo de fonte de nutrientes (natural ou artificial), que pudesse estar sendolançada direta ou indiretamente na represa.
Para estimar o estado trófico da represa serão realizadas em laboratório as seguintes análises: temperatura da água/ambiente, pH, oxigênio dissolvido(OD), demanda bioquímica de oxigênio (DBO), demanda química de oxigênio (DQO), dureza, condutividade,turbidez, sólidos suspensos totais, fixos e voláteis, nitrogênio total, fósforo total, clorofila...
tracking img