TrabParadigmas

2177 palavras 9 páginas
FUNDAÇÃO CENTRO DE ANALISE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLOGICA
FACULDADE FUCAPI (INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR FUCAPI)
COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO EM
SISTEMA DE INFORMAÇÃO

FERNANDO PEREIRA DE ALMEIDA

Linguagens de programação

MANAUS
2015

FERNANDO PEREIRA DE ALMEIDA

Linguagens de programação

Trabalho de Projeto de Pesquisa, apresentado ao curso de sistema de informação da Faculdade Fucapi (Instituto de Ensino Superior Fucapi), como requisito parcial para a obtenção da nota bimestral.

MANAUS
2015

LUA
Histórico
Lua é uma linguagem de programação poderosa, rápida e leve, projetada para estender aplicações.
Lua combina sintaxe simples para programação procedural com poderosas construções para descrição de dados baseadas em tabelas associativas e semântica extensível. Lua é tipada dinamicamente, é interpretada a partir de bytecodes para uma máquina virtual baseada em registradores, e tem gerenciamento automático de memória com coleta de lixo incremental. Essas características fazem de Lua uma linguagem ideal para configuração, automação (scripting) e prototipagem rápida. Lua foi a linguagem usada para a criação de um dos maiores jogos World of Warcraft e Angry Birds e etc.
Lua é a única linguagem de programação de impacto desenvolvida fora do primeiro mundo.
O projeto e a evolução de lua foram apresentados em 2007 na HOLP III, a 3a Conferência da ACM sobre a História das Linguagens de Programação. Essa conferência ocorre a cada 15 anos (a primeira foi em 1978 e a segunda em 1993) e somente poucas linguagens são apresentadas a cada vez. A escolha de Lua para a HOPL III é um importante reconhecimento do seu impacto mundial.
Área de Aplicação
Lua é usada em muitas aplicações industriais (e.g., Adobe photosho lightroom), com ênfase em sistemas embutidos (e.g., o middleware Ginga para TV digital) e jogos (e.g., World of Warcraft e Angry Birds). Lua é atualmente a linguagem de script mais usada

Relacionados