trabnelio

7409 palavras 30 páginas
ÁREA TEMÁTICA: RECURSOS HUMANOS
SATISFAÇÃO NO TRABALHO E INDICADORES DE CLIMA
ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO MULTI-CASOS NA REGIÃO CENTRAL DO
PARANÁ
AUTORES
SILVIO ROBERTO STEFANO
Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - Unicentro sstefano@usp.br MARCIA APARECIDA ZAMPIER
Faculdades Guarapuava e Faculdade Campo Real marciazampier@superig.com.br MARLETE BEATRIZ MAÇANEIRO
Universidade Estadual do Centro-Oeste mbeatriz@unicentro.br RESUMO
A satisfação dos funcionários é decorrente de diversos fatores extrínsecos e intrínsecos em relação ao ambiente de trabalho. A pesquisa de clima organizacional permite estudar a cultura da empresa e medir o grau de satisfação dos empregados em seus diferentes aspectos: supervisão exercida e feedback realizado, remuneração, desenvolvimento profissional e o trabalho em si. Este estudo apresenta um referencial teórico pontuando os aspectos em relação à cultura das organizações, à satisfação no trabalho e o conseqüente clima organizacional. Ele objetivou analisar os indicadores de clima em organizações da região central do Estado do
Paraná e os níveis de satisfação dos seus colaboradores. Foi realizada uma pesquisa exploratória e ocasional em Julho de 2006, com dados primários, de casos múltiplos.
Apresentou-se um diagnóstico comparativo entre as organizações: entidade religiosa, comércio de materiais de construção, supermercado, cooperativas agropecuárias, confecções, laticínios e cerâmicas. O universo compreendeu 10 organizações com um total de 133 colaboradores, dos quais participaram da amostra 100 pessoas. Os resultados apontaram que a satisfação no trabalho foi mais expressiva em três organizações, com médias entre 7,9 e 8,38 numa escala de 10 pontos. Dessa forma, evidencia-se a importância das empresas gerenciarem o clima organizacional, visando à satisfação dos colaboradores.
PALAVRAS-CHAVE: cultura organizacional, satisfação no trabalho, clima organizacional.

SATISFACTION AT WORK AND INDICATORS OF ORGANIZATIONAL
CLIMATE: AN

Relacionados