Traballho sobre a cultura do Cajoeiro

2751 palavras 12 páginas
Índice

INTRODUÇÃO 1
CULTURA DO CAJUEIRO 2
CONCEITO 2
PROPAGAÇÃO 2
PRÁTICAS CULTURAIS 2
PRAGAS 5
DOENÇAS 7
COLHEITA 9
COMERCIALIZAÇÃO 9
PROCESSAMENTO 10
CONCLUSÃO 11
BIBLIOGRAFIA 12

Introdução

No presente trabalho falaremos da cultura do cajueiro, vamos concretamente tratar sobre aspectos ligados a sua comercialização, as doenças e pragas que atacam a essa cultura, o período de colheita, a propagação em fim as práticas culturais.
Presume-se que o cajueiro chegou em Goa, principal colônia de Portugal nas Índias Orientais, entre 1560 e 1565. Os portugueses levaram a planta para a Índia, entre 1563 e 1578. Depois da Índia foi introduzida no sudeste asiático, chegando à África durante a segunda metade do século XVI, primeiro na costa leste e depois na oeste e por último nas ilhas.

CULTURA DO CAJUEIRO
Conceito
O cajueiro (Anacardium occidentale L.) é uma planta tropical, originária do Brasil, dispersa em quase todo o seu território. A Região Nordeste, com uma área plantada superior a 650 mil hectares, responde por mais de 95% da produção nacional, sendo os estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia os principais produtores.
PROPAGAÇÃO
A propagação do cajueiro, até recentemente, era feita basicamente por Semente, ou por estaquia, alporquia, enxertia. Quando feita a propagação por sementes a germinação ocorre entre 12 e 20 dias depois do plantio que pode ser direto no campo ou em viveiros. No Plantio direto utilizam-se duas sementes por cova, normalmente com 5 a 10 cm de profundidade;
O cajueiro tem preferência a clima tropical, preferencialmente em locais com uma estação seca definida, planta de clima quente, as temperaturas entre 20º e 30º C, sensível ao frio e às geadas. O seu bom desempenho produtivo gira em torno de 27ºC, suportando bem temperaturas entre 33 a 35ºC, sendo bastante afetado por temperaturas abaixo de 16ºC, principalmente as plantas jovens.
A classificação varietal do cajueiro 2 tipos: o cajueiro-comum e o

Relacionados