Trabalhosfayol e a escola do processo de administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EEFM “AFONSO CLÁUDIO”
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTAÇÃO

SUZANE JARSKE
CRISLAINE JARSKE
SABRINA JASTROW
THIAGO GOMES DE JESUS
VANDER PIXE DE SOUZA
ELIAS ULIANA CANAL
WANDERSON DE OLIVEIRA MAZÔCO
YASMIN SACHT
KARLA LUIZA KUSTER
JAQUELINE MOREIRA
MARQUES ANTONIO DA SILVA
CRISLAINE DEORCE DE SOUZA
WALACE DE SOUZA ALVES
PEDRO PAULO TEÓFILO

FAYOL E A ESCOLA DO PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃOAFONSO CLÁUDIO
2012
EEFM “AFONSO CLÁUDIO”
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

SUZANE JARSKE
CRISLAINE JARSKE
SABRINA JASTROW
THIAGO GOMES DE JESUS
VANDER PIXE DE SOUZA
ELIAS ULIANA CANAL
WANDERSON DE OLIVEIRA MAZÔCO
YASMIN SACHT
KARLA LUIZA KUSTER
JAQUELINE MOREIRA
MARQUES ANTONIO DA SILVA
CRISLAINE DEORCE DE SOUZA
WALACE DE SOUZA ALVES
PEDRO PAULO TEÓFILO

FAYOL E A ESCOLA DOPROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO

Trabalho apresentado como requisito a matéria do curso Técnico em Administração da Escola EEFM “Afonso Cláudio”

AFONSO CLAUDIO
2012
*

*
* SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 VIDA E OBRA DE FAYOL 4
3 PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO 5
4 FUNÇÕES BÁSICAS DA ADMINISTRAÇÃO 7
5 ELEMENTOS POCCC 9
6 OS DEZESSEIS DEVERES DE UM GERENTE 11
7 CONCLUSÃO 12
8REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

1. INTRODUÇÃO
No século XX, o panorama industrial tinha características e elementos para inspirar uma Ciência da Administração: uma imensa variedade de empresas, com tamanhos diferenciados, problemas de baixos rendimentos dos recursos utilizados, desperdício, insatisfação generalizada entre os operários, intensa concorrência, alto volume de perdas por decisões malformuladas, isso tudo levou a divisão do trabalho entre os que pensam e executam, os primeiros fixam os padrões de produção, descrevem os cargos estudam métodos e técnicas de trabalho. Esse panorama levou os autores clássicos a desenvolver uma Ciência da Administração.
Enquanto os métodos de Taylor eram estudados por executivos Europeus, os seguidores da Administração Científica só deixaram de ignorar aobra de Fayol quando a mesma foi publicada nos Estados Unidos. A difusão generalizada das idéias de Fayol fez com que grandes contribuintes do pensamento administrativo desconhecessem seus Princípios Básicos Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor, estes princípios serão vistos no decorrer deste trabalho.
Surgem então duas escolas, aCientífica e a Clássica, que tinham por objetivo maximizar a eficiência da organização, que se tornava questão de sobrevivência, à medida que as empresas expandiam-se, levando a concorrência a níveis desconhecidos até então. A grande diferença entre as duas é que, enquanto Taylor e seus seguidores colocavam toda a ênfase nas tarefas (ou seja, no trabalho do operário), os devotos da Teoria Clássica daAdministração, encabeçados por Fayol, direcionaram-se e enfocaram a estrutura da organização.
A Teoria Clássica da Administração idealizada por Henri Fayol teve seu início na França, por volta de 1916. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivosmateriais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade. Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow Taylor, Henri Fayol defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração.
2. VIDA E OBRA DE FAYOL
Jules Henri Fayol foi o fundador da Teoria Clássica. Viveu de 1841 a 1925. Passando pelas conseqüências da Revolução Industrial e depoisda I Guerra Mundial. Foi engenheiro de Minas e aos 19 anos entrou para uma empresa metalúrgica e carbonífera onde desenvolveu toda a sua carreira. Fez uma administração muito sucedida e entregou o cargo ao seu sucessor em 1918. Aos 25 anos, tornou-se gerente de minas e em 1888, aos 47 anos assumiu a gerência geral da companhia Commanbault que se encontrava em difícil situação desde 1943. Segundo...
tracking img