Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (759 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme inicia-se com um antigo amor de Friedrich Nietzsche procurando um médico psicanalista (Dr. Josef Breuer) para tratar do filósofo que “sofre de desespero”,como cita Lou Salomé (a mulher em queo filosofo era apaixonado) tem fortes dores de cabeça e tem vontade de se matar. O filosofo vivia atormentado pela rejeição e ebulição intelectual da época.
Em sua primeira consulta com o Josef,Nietzsche já mostra sua personalidade forte, desconfiando de todos, sem demonstrar sentimentos, sempre usando a razão, confiante no que fala, e também falou da melancolia que fazia parte de sua vida,fala também sobre Zaratrusta, o livro que estava escrevendo, um profeta que resolve instruir um grupo de pessoas que o rejeita.
Nietzsche ao conversar como o médico, se mostra um ser individual, donode si mesmo, acreditando na força da mente, nunca demonstrando sofrimento, nem pela enxaqueca, nem pela solidão, ou qualquer outro problema de sua vida. Dr. Breuer tenta ajudá-lo, aproximando-seamigavelmente do filósofo, que logo rejeita por não confiar no médico que tem como seu “discípulo”, Sigmund Freud, que o aconselha de conquistar a confiança do filósofo, para conseguir conversar com seupaciente abertamente.Breuer propõe uma troca, fala sobre um amor impossível pelo fato de já ser casado, Nietzsche diz que não pode curar ninguém, nem a si mesmo, mas, com seus livros, diz como suportaro desespero e aceita a proposta do médico.
Então Nietzsche vai para uma clinica onde tem cuidados especiais com sua saúde, saindo da solidão, distraindo da depressão, sempre podendo conversar comJosef e longe de Salomé. Até que um dia, o filósofo inverte os papéis fazendo perguntas ao seu médico, fazendo-o raciocinar sobre sua vida, sobre a paciente que apaixonara e que vivia preso, ajudando-oa imaginar coisas que o fizesse parar de sofrer.
Nietzsche como filósofo teria pensado muito sobre a sociedade, e conhecia muito sobre a mente humana, e ia passando para o Breuer um processo de...
tracking img