Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
História da Controladoria
A controladoria surgiu no início do século XX nas grandes corporações norte-americanas para promover o controle organizacional, motivado pelo grande crescimento das corporações devido às fusões que começaram a ocorrer após a revolução industrial no final do século XIX, que formaram grandes empresas, organizadas sob a forma de departamentos e divisões, mas com controlecentralizado. (BEUREN, 2002). No Brasil, a controladoria surgiu com a instalação das multinacionais norte-americanas, quando profissionais brasileiros foram treinados por estrangeiros para criarem os sistemas de informação e controle necessários e exigidos pelas empresas. Tais funções eram exercidas por contadores, devido a sua habilidade em trabalhar com informações econômicas e financeiras.Siqueira e Soltelinho (2001) realizaram uma pesquisa visando comprovar o surgimento da controladoria no Brasil, analisando anúncios de empregos que solicitavam tal profissional. Atestaram que a busca por controllers surgiu no ano de 1960. Naquele ano surgiram 92 anúncios requisitando contadores, alguns dos quais podem ser considerados como precursores dos profissionais de controladoria, pois erarequisitado o desempenho de funções como: administração tributária e assessoria ao processo decisório.
Notaram, porém, a pouca familiaridade na época com o termo controller, já que havia um anúncio procurando um Assistente de Diretoria que tivesse experiência em contabilidade, legislação fiscal, contabilidade industrial e interpretação de balanços, ou seja, um profissional com um perfil bastantepróximo ao exigido pela área de controladoria. Já em 1962, Neste ano, surge o primeiro anúncio procurando profissional com formação básica em contabilidade ou economia (preferência nesta última), o que demonstra o início da desvinculação da controladoria do profissional contábil.
Em meados da década de 90 com o aumento da competição as empresas de médio porte tiveram que se adequar para se tornaremmais competitivas. Muitas das empresas de médio porte, que em outros tempos possuíam uma administração de cunho familiar, tiveram que profissionalizar seus quadros. Passou a ser necessário ter um maior controle, sobre custos e preços, sem desviar a atenção do movimento dos novos participantes do mercado, surgindo assim à necessidade de criação da área de controladoria.

Este fenômeno o de umamaior participação das empresas de médio porte - pode ser decorrência das atuais condições de mercado. Estas organizações representam um grande desafio para a controladoria por possuírem centros de custos discricionários de porte considerável, com maturação de longo prazo.

Houve também a ascensão de duas empresas, de biotecnologia e genética. Os resultados preliminares do Projeto Genomaaumentaram o ânimo dos investidores. “Com isso, a expectativa de lucros imediatos, ou mesmo de patentes de um único gene, Pela primeira vez se constatou um maior número de contratantes nacionais contra suas equivalentes estrangeiras. Nos anos de 1991, 1992 e 1999, o maior número era de empresas brasileiras, seguidas pelas organizações com nacionalidade americana e alemã, com 3, 2 e 1 anúncios,respectivamente.As funções mais solicitadas foram “Relatórios para o Governo” e “Planejamento para o Controle” com, respectivamente 12 e 11 anúncios. Seguidas de perto pelas funções “Administração Tributária” e Relatórios e Interpretação” com 10 e 9 anúncios,respectivamente.

Ainda referente à formação, percebeu-se nestes anos mais recentes que a requisição de algumas habilidades apareceu com grandeconstância nos anúncios, demonstrando ser uma exigência do mercado. Notoriamente destacam-se o domínio da língua inglesa e de softwares computacionais. Tais habilidades, na verdade, não são mais diferenciais, mas atributos básicos que o candidato deve ter para ser considerado em um processo de seleção, habilitado a trabalhar sob pressão e em equipe, comunicativo, com capacidade de liderar, ou seja,...
tracking img