Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A psicologia enquanto ramo da filosofia e, utilizando-se dos princípios fisiológicos é "datada" até meados do século XIX, que é quando passa a ser desenvolvida como uma disciplina científica. É nessaépoca, mais precisamente em 1879 com Wilhelm Wundt em Leipzig (Alemanha) que o primeiro laboratório experimental dedicado à investigação psciológica é criado, então, surge a Psicologia como umadisciplina científica independente.
Durante esse período, Edward B. Titchener foi exposto à concepção wundtiana da Psicologia, isto fez com que - durante certo tempo - a Psicologia fosse semelhante paraWundt tanto quanto para Titchener, que acreditava na unidade da ciência, isto é, que todas as ciências partiam da mesma base: o universo da experiência humana.
Em seus estudos, Titchener utilizavados métodos ciêntificos da observação (experimentação) e também o uso dos estados de consciência para a psicologia.
Conceitos do Estruturalismo :
Segundo Titchner, a tarefa fundamental da Psicologiaé a de descobrir a natureza das experiências conscientes elementares, ou seja, analisar a consciência nas suas partes constituintes para assim determinar a sua estrutura. Para tal, Titchener modificouo método introspectivo de Wundt. Ele se aproximou mais de Külpe, designando o método de: introspecção qualitativa.
Esse método consistia no seguinte: os observadores descreviam o seu estadoconsciente após submetidos a um dado estímulo. Titchener opôs-se à abordagem wundtiana no aspecto do uso de equipamentos e a sua concentração em medidas objetivas.
Porém, Titchener passou a modificar aconcepção de Wundt ao assumir uma posição em que a experiência deveria ser considerada imediata (Wundt acreditava na física estudando a experiência mediata e a psicologia estudando a experiência imediata).Contribuições do Estruturalismo :

O Estruturalismo trouxe à Psicologia uma contribuição importante, o uso da experiência consciente. Utilizando-se de métodos que seguiam a tradição científica...
tracking img