Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DIAS, Reinaldo. Sociologia das organizações. São Paulo: Atlas, 2008. P. 202-216.

No início do século XXI, as organizações se encontram imersas em um ambiente turbulento e em constante mudança.Isso traz diversas implicações para a sua estrutura. Ocorre que, alem disso, outros aspectos mudam – por exemplo, o modo como são feitas as coisas, os hábitos, costumes, formas de convivências, crenças,pressuposições, entre outros elementos que constituem o que denominamos cultura.
A cultura organizacional dá sentido e coesão à ação dos indivíduos de uma organização. Qualquer mudança que deva serrealizada encontra resistência no âmbito da cultura.
A ideia de cultura organizacional está diretamente relacionada ao conceito mais geral de cultura. Embora tenha inúmeras definições, podemosescolher duas das mais representativas e gerais. Assim, cultura pode ser entendida como “um sistema de ideias, conhecimentos, técnicas e artefatos, de padrões de comportamento e atitudes que caracteriza umasociedade” ou uma organização.
Considerando a origem da cultura organizacional como um dos aspectos mais interessantes do estudo das organizações, Shein afirma que essa cultura se origina,basicamente, de três fontes:
1. As crenças, valores e suposições dos fundadores da organização;
2. As experiências adquiridas entre os membros do grupo com a evolução da organização.
3. Novas crenças,valores e suposições trazidas por novos membros e novas lideranças que foram incorporando à organização ao longo do tempo.
Embora todos os pontos assinalados tenham importância, o que se destaca, e que naverdade assinala o inicio de uma nova cultura organizacional, é papel desempenhado pelos fundadores.
Nas organizações, existem, de modo geral, sistemas de valores diferentes que competem entre si eque criam um mosaico de realidades organizacionais em lugar de uma cultura corporativa uniforme.
Elementos da cultura organizacional
a) Valores
b) Crenças
c) Ritos, rituais e cerimônias
d)...
tracking img