Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[ Caderno 01 ]

Curso de Formação de oFiCiais | CBmmG

Prezado (a) candidato (a) Coloque seu número de inscrição e nome no quadro abaixo: Nº de Inscrição Nome

LINGUA PORTUGUESA
QUESTÃO 01 Leia o texto seguinte. DIRIGIR é COMO jOGAR TETRIS

Quem nunca jogou Tetris, aquele game clássico dos anos 80 que voltou recentemente nos celulares? Nele, o desafio é ir encaixando as peças queaparecem na tela de forma a nunca deixar que elas alcancem o topo. 2. A gente precisa pensar rápido e organizar os quadradinhos de um jeito estratégico, imaginando qual será o próximo a surgir na tela. Uma peça inesperada pode estragar o jogo. 3. No trânsito é igual: quem guia com calma, calculando o que está acontecendo adiante e preocupado com o carro que ficou para trás tem muito mais chance deavançar bem, sem atrapalhar o fluxo e ainda sair ganhando. A regra de ouro para chegar mais rápido é não correr. O segredo é ficar atento ao cenário, preparado para o que vem a seguir. Para quem não observa essas regras, as consequências são letais. Depois, é tomar gosto pela direção e não querer parar mais.(http://www.transitomaisgentil.com.br/blog/2010/movimento-transito-mais-gentil/dirigir-e-como-jogar-tetris/ - Texto adaptado)

1.

Baseando-se nas informações do texto “Dirigir é como jogar Tetris” assinale a afirmativa FALSA: a) Dirigir, no título do texto, está empregado na forma infinitiva e representa o sujeito de uma oração, cujo predicado é nominal. b) O termo pela direção (parágrafo 3) completa o sentido do substantivo abstrato gosto, formado por derivação regressiva. c) A normaculta da língua aceita a seguinte concordância ideológica: a gente precisamos (parágrafo 2) d) Letais (parágrafo 3) é um adjetivo que possui relação sinonímica com o vocábulo “mortais”. 3

[ Caderno 01 ] QUESTÃO 02

Curso de Formação de oFiCiais | CBmmG

Cuitelinho, música e letra imortalizadas nas vozes de Pena Branca e Xavantinho, é uma joia rara do nosso folclore musical, e como todaautêntica canção folclórica não tem um autor conhecido, mas Paulo Vanzolini (zoólogo, pesquisador musical e compositor) e Antônio Xandó a recolheram da boca do povo. Cheguei na beira do porto Onde as ondas se espaia As garça dá meia volta E senta na beira da praia E o cuitelinho não gosta Que o botão de rosa caia, ai, ai Aí quando eu vim de minha terra Despedi da parentaia Eu entrei no Mato Grosso Deiem terras paraguaia Lá tinha revolução Enfrentei fortes bataia, ai, ai A tua saudade corta Como aço de navaia O coração fica aflito Bate uma, a outra faia Os óio se enche d`água Que até a vista se atrapaia, ai, ai.

O texto poético apresenta desvios da norma culta do português brasileiro, que se verificam, sobretudo, na concordância verbal e na grafia de algumas palavras. Esses desvios a) b) c)d) dificultam a compreensão dos leitores, que esperam encontrar nos poemas apenas o bom português. indicam que a variação linguística usada é peculiar de certas regiões do Brasil e de alguns setores sociais. tornam o poema ilegível e impossível de ser considerado literário. resultam de uma estratégia de marketing da gravadora, que fez os cantores imitarem a fala do caboclo.

QUESTÃO 03 Assinalea alternativa cuja afirmação está CORRETA. a) Em “Nunca chegará ao fim, por mais depressa que ande”, a oração destacada é subordinada adverbial concessiva. b) Na frase “Assistiu-se à cerimônia inteira de colação de grau”, o pronome SE é apassivador. c) Dadas as palavras lixo, exame, complexo e xácara, aquela na qual a letra “X” apresenta não um, mas dois fonemas é “exame”. d) A forma verbal “há”na frase “Há flores no jardim” leva acento ortográfico porque é palavra sem valor semântico. QUESTÃO 04 Leia atentamente as tirinhas abaixo e, a seguir, faça o que se pede. TEXTO I Hagar, o horrível

1

2
http://jessy-hinata.animespirit.net/jornal/2009/04/16/tirinhas-hagar/

4

[ Caderno 01 ] TEXTO II Calvin e Haroldo

Curso de Formação de oFiCiais | CBmmG

1 TEXTO III

2

3...
tracking img