Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1917 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Vestibulando Web Page – www.vestibulandoweb.com.br

- SIMULADO VII 01) (PISM-UFJF/2005) O esquema ao lado representa a síntese protéica realizada por polirribossomos livres de uma célula eucariota.
Ribossomo
RNAm

Polirribossomo livre no citoplasma Início da formação das proteínas

Síntese protéica

Proteína livre na matriz citoplasmática

02) (CEFET-RIO POMBA-MG/2008) A estrofeabaixo foi extraída do poema “Jogos Frutais” de João Cabral de Melo Neto. “Está desenhada a lápis de ponta fina tal como a cana de açúcar que é pura linha”. O termo “pura linha” a que se refere o poeta corresponde ao tecido vegetal: a) Colênquima b) Esclerênquima c) Meristema d) Parênquima e) Xilema 03) (UFSJ/2003) A figura abaixo mostra a interligação entre os ciclos biogeoquímicos da água e docarbono no planeta.

w w

w. v

es t

CH2O + O2 etapa I CO2 + H2O etapa II

ib ul an do w

Analise-o e assinale a opção CORRETA: a) O RNAm contém a informação genética transcrita a partir do RNAr. b) O polirribossomo livre é um componente celular especializado na síntese de glicoproteínas. c) No polirribossomo livre, o processo de síntese protéica não requer a presença de RNAt. d) A presençade vários ribossomos ao longo do RNAm evidencia a produção de moléculas idênticas de uma mesma proteína. e) As proteínas livres na matriz citoplasmática são encaminhadas aos centríolos para serem degradadas.

04) (UNIFESP/2005) O jornal Folha de S.Paulo (28.07.2004) noticiou que o aumento do dióxido de carbono (CO2) atmosférico pode induzir árvores da Amazônia a crescerem mais rapidamente. Oaumento do CO2 é global e, no entanto, o fenômeno é verificado na Amazônia e não nas florestas temperadas da Europa. Para explicar tal fenômeno, quatro afirmações foram feitas. I. O aumento do CO2 promove aquecimento, porém bloqueia parte dos raios solares que chegam ao solo. Esse bloqueio, associado às noites mais longas, faz com que as florestas temperadas sejam menos eficientes na fotossíntese.II. As florestas temperadas estão sujeitas a um inverno mais longo e, portanto, a menor quantidade de luz. Como as plantas fazem fotossíntese de dia e respiram à noite, a taxa de respiração é maior que a de fotossíntese. III. A maior quantidade de CO2 disponível, associada às altas temperaturas presentes na Amazônia, permite uma elevação da taxa fotossintética, o que promove maior crescimento dasplantas. IV. As temperaturas mais baixas, a menor biomassa por área e a menor incidência de luz nas florestas temperadas fazem com que, ali, o fenômeno seja menos evidente que na Amazônia. Entre as quatro afirmações apresentadas, estão corretas somente a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) II e IV. e) III e IV.

eb .c om .b r

Na biosfera, poderá haver: a) bactérias quimiossintetizantes,plantas superiores e outros organismos heterótrofos atuando na etapa I. b) aumento do carbono retido na biomassa se a produção vegetal for maior que o consumo e a decomposição. c) diminuição da água e do carbono atmosférico se não for interrompido o atual ritmo de desmatamento e queima de vegetação. d) diminuição do carbono atmosférico devido ao intenso consumo de combustíveis fósseis (petróleo ecarvão mineral).

Vestibulando Web Page – www.vestibulandoweb.com.br 05) (UFSCar/2006) Uma tubulação de esgoto passava ao lado de um lago no parque central da cidade. Embora em área urbana, esse lago era povoado por várias espécies de peixes. Um vazamento na tubulação despejou grande quantidade de resíduos nesse lago, trazendo por conseqüência, não necessariamente nessa ordem, I. morte dos peixes;II. proliferação de microorganismos anaeróbicos; III. proliferação de organismos decompositores; IV. aumento da matéria orgânica; V. diminuição da quantidade de oxigênio disponível na água; VI. liberação de gases mal cheirosos, como o ácido sulfídrico. Pode-se dizer que a ordem esperada para a ocorrência desses eventos é: a) I, IV, III, V, II e VI. b) I, VI, III, IV, V e II. c) IV, III, V, I, II...
tracking img