Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NOME: ____________________________________________ DATA DE ENTREGA: _______ / _______ / _________ ________________________________________________________________________

SIMULADO DE SOCIOLOGIA – ENSINO MÉDIO
1) Assinale a alternativa que corresponde às relações pessoais de uma comunidade: a) ( ) Numa comunidade, as pessoas se relacionam por meio de vínculos pessoais, diretos e de caráterafetivo. Predominam os contatos sociais secundários. b) ( ) Numa comunidade, as pessoas se relacionam por meio de vínculos pessoais, diretos e de caráter afetivo. Predominam os contatos sociais primários. c) ( ) Numa comunidade, as pessoas se relacionam por meio de vínculos pessoais, diretos e de caráter afetivo. Predominam as relações impessoais. d) ( ) Numa comunidade, as pessoas se relacionam pormeio de vínculos pessoais, diretos e de caráter afetivo. Predominam as relações em que há uma complexa divisão do trabalho. 2) Assinale a alternativa que corresponde à distinção entre comunidade e sociedade: a) ( ) A comunidade é um agrupamento humano no qual se observa um elevado grau de intimidade e coesão; A sociedade é formada por um conjunto de leis racionalmente elaboradas. b) ( ) Acomunidade é um agrupamento humano que é formado por um conjunto de leis racionalmente elaboradas; Na sociedade, se observa um elevado grau de intimidade e coesão é formada por um conjunto de leis racionalmente elaboradas. c) ( ) Na comunidade predominam os contatos sociais secundários; Na sociedade, prevalecem os contatos sociais primários. d) ( ) Na comunidade, as relações tendem a ser transitórias esuperficiais; Na sociedade, as relações se estabelecem pela estreita relação entre seus membros. 3) ” [...] as relações sociais tendem a ser transitórias, superficiais e impessoais. Os indivíduos associam-se uns aos outros com base em propósitos limitados.” A proposição acima está se tratando: a) ( b) ( c) ( d) ( ) das sociedades comunitárias. ) das sociedades militares. ) das sociedadessocietárias. ) das sociedades indígenas. c) ( ) sob o impacto do êxodo rural. d) ( ) sob o impacto da erradicação do trabalho escravo. 6) “Registrar, analisar e entender os fatos sociais é o que os sociólogos fazem nas suas investigações.” Portanto, a Sociologia é a ciência que estuda: a) ( ) a relação entre os fatos sociais e a ação social. b) ( ) a relação entre os fatos sociais e a democracia. c) ( ) osfatos sociais, como por exemplo, uma briga entre torcidas rivais. d) ( ) os fatos sociais independente da ação que eles exercem sobre a sociedade. 7) “O desenvolvimento da Sociologia como ciência percorreu um longo caminho.” Ela surgiu depois que outros instrumentos de análise da natureza e da sociedade haviam superado a visão de mundo baseados na(s): a) ( ) Dicotomia entre fé e razão. b) ( ) Fé ena superstição. c) ( ) Antropologia, isto é, ciência que estuda o homem em suas relações culturais. d) ( ) Sociologia. 8) O movimento cultural que surgiu no século XV, onde artistas e pensadores começaram a dar mais importância ao ser humano é denominado de: a) ( b) ( c) ( d) ( ) Iluminismo. ) Revolução Francesa. ) Renascimento. ) Independência dos Estados Unidos.

9) Nos séculos XVII e XVIII,pensadores afirmavam que a natureza, a vida e a sociedade deviam ser entendidos por meio da razão e não mais da fé em Deus. Esse movimento é denominado (a): a) ( b) ( c) ( d) ( ) Revolução Francesa. ) Filosofia. ) Iluminismo. ) Renascimento.

4) “[...] o predomínio da tradição e o respeito aos costumes não implicam necessariamente uma qualidade de vida melhor e mais feliz.” A proposição acima estátratando: a) ( b) ( c) ( d) ( ) das sociedades capitalistas. ) das sociedades industriais. ) das sociedades societárias. ) das sociedades comunitárias.

10) O movimento que pregava os direitos à igualdade e à liberdade individual, que formulou a 1ª Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão é denominado (a): a) ( b) ( c) ( d) ( ) Independência dos Estados Unidos. ) Renascimento. )...
tracking img