Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (967 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
DEPARTAMENTO DE TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO
CURSO DE HISTÓRIA – MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAPOLO DE ASSAÍ - PR

HISTÓRIA DO BRASIL REPÚBLICA: ESTADO E SOCIEDADE – 1889/1945

Assaí – PR
2012
THAIS FERNANDA DE PAULA ANTUNESHISTÓRIA DO BRASIL REPÚBLICA: ESTADO E SOCIEDADE – 1889/1945

Trabalho apresentado ao Curso de História da UEM - Universidade Estadual de Maringá, para a disciplina de História do Brasil.Organizador: Rivail Carvalho Rolim.

Assaí – PR
2012
Capítulo 02.
O Rio deJaneiro nas primeiras décadas Republicanas: modernização e reformas urbanas.

Resposta:
Conforme relata os trechos apresentados e o capítulo 2 a modernização do Rio de Janeiro constituiu um dos aspectosdo processo histórico de passagem ao capitalismo que envolve na virada do século XIX para o século XX, o aprofundamento do aburguesamento, com a implantação do regime republicano. Nesse período, oRio de Janeiro viveu intensamente o processo de modernização e serviu de palco para as principais discussões no que se refere à participação popular no novo contexto político e social o Rio de Janeiropresenciou revoltas e greves, que envolveram as classes desfavorecidas como negros, pobres e militares de baixo escalão.
Houve um aprofundamento do controle social já exercido pelo poder imperial,agora acompanhado por novos procedimentos sociais, higiênicos e políticos. No Rio de Janeiro que no momento era a capital do Brasil, o processo de modernização da cidade pode ser compreendido notocante às ações promovidas ao longo das primeiras décadas do século XX. As principais motivações que acabaram culminando com as reformas modernizadoras da cidade estavam presentes na necessidade de...
tracking img