Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha: Ana Paula
INOVAÇÃO E PROJETO POLÍTICO – PEDAGÓGICO:
UMA RELAÇÃO REGULATÓRIA OU EMANCIPATÓRIA?
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Inovações e projeto político – pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Cad. CEDES, v 23, n 61, Campinas, SP. 2003.
A sociedade e o governo buscam uma educação básica e superior de qualidade, além de garantir o acesso e a permanência das crianças,jovens e adultos no âmbito educacional. Diante disso é necessário criar um projeto político – pedagógico comprometido com as múltiplas necessidades sociais e culturais da população.
O grande desafio do sistema educacional público é o de melhorar a qualidade de ensino, onde todos possam aprender mais e melhor, formando cidadãos participativos e conscientes da sociedade em que vivem. Ao se tratarde inovação e projeto político – pedagógico temos sob duas perspectivas: uma ação regulatória ou técnica e uma ação emancipatória ou edificante.
A inovação regulatória ou técnica tem suas bases de estudos sob uma visão conservadora e autoritária, e.g, é um conjunto de atividade que vai gerar um documento pronto e acabado, contendo as principais concepções, orientações curriculares, normas,padrões e todo sistema burocrático da instituição escolar.
É uma inovação que deixa de fora quem inova e os meios de produção coletiva, pois não há uma participação ou debate dos envolvidos como (pai, alunos, professores, conselhos, etc.), e acabam esbarrando nos termos burocráticos que o próprio sistema impõe. Inovar dentro do contexto regulatório é uma maneira de rearticular o sistema educacional semromper com algo já instituído, dessa forma tem o mesmo sistema só que modificado, e essa uma mudança pode ser temporária ou parcial.
As ações inovadoras têm o intuito de transformá-las em padrões e os gestores em agentes cumpridores das normas, as estratégias dos agentes para inovar são feitas a partir das idéias lançadas por eles e trabalhadas para sua aceitação e prática, resultando em normase prescrições, que serão aplicadas de forma técnica fortalecendo a racionalidade científica.
O projeto político – pedagógico passa a ser uma ferramenta ligada à justificação do desenvolvimento institucional que acabam servindo de regulação e manutenção do instituído sob diferentes formas. A meta é enfrentar, compreender a educação básica e superior no interior das políticas governamentais,voltadas para a inovação regulatória em busca de novas trilhas, tornando-se um instrumento de avaliação e de controle burocrático com indicadores de desempenho e avaliação dos resultados, deixando de fora a qualidade das mudanças projetadas pela instituição.
A inovação emancipatória ou edificante tem por objetivo romper com algo já instituído, é uma luta pela democratização escolar, voltado parainclusão de acordo com as necessidades, diversidades das instituições e dos alunos. Propõe uma comunicação e um diálogo maior com as autoridades locais e com os conhecimentos diversos, através do histórico social da comunidade, pois se trata de uma produção com caráter humano onde há uma busca pela integração com o coletivo e o envolvimento dos alunos na tomada de decisões.
Os processos inovadoreslutam contra as formas instituídas e de toda forma de poder, sendo assim uma inovação de natureza ético-social com ênfase no processo de construção que identifica as particularidades e singularidades, buscando soluções e novos rumos para ações pedagógicas. A orientação educacional é uma maneira de socializar e de inovar essas ações introduzindo valores éticos no cotidiano da realidade escolar.
Ainovação emancipatória dentro do projeto político - pedagógico tem sentido de impulsionar e conduzir um bom desempenho do corpo técnico e administrativo para os diferentes momentos do trabalho pedagógico, e indicam caminhos para se ensinar com qualidade e de se adaptar as necessidades de aprendizagem dos alunos.
O projeto político pedagógico sob a perspectiva emancipatória busca romper com o...
tracking img