Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Descreva o processo de formação de rochas metamórficas.
As rochas metamórficas resultam da transformação de rochas pré-existentes. Surgem quando essas rochas atingem grandes profundidades ou são encaixantes nas intrusões magmáticas, sem atingirem o estado de fusão. Devido às novas condições de pressão e de temperatura diferentes das da sua gênese, as rochas vão sofrer alterações nas suascaracterísticas originais.
Essas alterações consistem nos reajustamentos mineralógicos e de textura como consequência das novas condições física, nomeadamente de pressão e temperatura do meio, havendo outros fatores importantes no metamorfismo como a acção dos fluidos circulantes e do tempo.

2. Defina “Rocha metamórfica”.

As rochas metamórficas são o produto da transformação de qualquer tipo derocha levada a um ambiente onde as condições físicas (pressão, temperatura) são muito distintas daquelas onde a rocha se formou. Nestes ambientes, os minerais podem se tornar instáveis e reagir formando outros minerais, estáveis nas condições vigentes.
3. Explique quais são e como agem os agentes de formação das rochas metamórficas.
Assim como as sedimentares, as rochas metamórficas também sãorochas secundárias, isto é, a sua formação depende de uma rocha preexistente. A rocha metamórfica se forma pelo metamorfismo (transformação) de uma rocha preexistente. Os agentes de metamorfismo são pressão, temperatura e soluções. Os valores de pressão e temperatura do campo metamórfico são superiores àqueles de formação das rochas sedimentares e inferires àqueles das rochas ígneas. As principaisrochas metamórficas são: filito, ardósia, xistos, gnaisse e mármore.
4.
Os processos metamórficos ocorrem em geral associados a processos tectônicos, esses processos provocam modificações nas condições físico-químicas às quais os protólitos estavam submetidos, o que conduz ao reequilíbrio dessas rochas através de reações metamórficas, que modificam a composição mineralógica e promovemreorganização estrutural e textural.

5.

Os mármores e granitos claros são especialmente sensíveis à manchas de produtos ácidos, tais como urina, coca-cola, laranja, limão.

6.
Fatores de metamorfismo que, conjugando-se com diferentes graus de intensidade nos diversos locais da Terra, conduzem à formação de uma grande variedade de rochas metamórficas.

7.

É um revestimento à basede cristais de quartzo, granulometricamente selecionados, beneficiado com pigmentos especiais, que possuem grande elasticidade, não risca e não arranha, possuindo 130 cores aglutinado com resina acrílica, cujas características principais são:

 - Rápida Secagem; - Lavável; - Não Tóxico; 
- Alta Resistência a Mofo; 
- Grande Elasticidade (cobre pequenas trincas e dilatações); 
- Resistência contraatritos; 
- Rápida Aplicação; 
- Baixo Peso (6 kg por m2); 
- Hidrorepelente; 
- Baixo Custo Final; 
- Material Decorativo; 
- Embeleza e Valoriza o Imóvel.

9.

Metamorfismo regional As rochas preexistentes são modificadas por um aumento de pressão superior ao aumento de temperatura e de tensões não-litostáticas. O metamorfismo regional está relacionado com limites convergentes, onde severificam altas temperaturas e pressões. Algumas rochas deste tipo de metamorfismo são: a ardósia, o filito, o micaxisto e a gnaisse. MetamorfismoRegional: Altera rochas por milhares de quilômetros quadrados. Existem três tipos de metamorfismo regional. Metamorfismo de Soterramento, Metamorfismo Dinamotermal e Metamorfismo Hidrotermal.
Metamorfismo local Altera rochas localmente. Existem tambémtrês tipos de metamorfismo local. Metamorfismo de Contato, Metamorfismo Cinemática e Metamorfismo de impacto.
10.
O ciclo das rochas representa as diversas possibilidades de transformação de um tipo de rocha em outro. As setas que interligam as rochas ígneas, sedimentares e metamórficas indicam processos relacionados à dinâmica geológica da crosta terrestre.
Os continentes se originaram ao...
tracking img