Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO FAXINAL DO SOTURNO - RS

DESAFIO DE APRENDIZAGEM
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

3º Sem Disciplina Contabilidade Geral
Nome Tutor Presencial: Natália Marchesan Felin
Nome Professor EAD Msc.Glenda Soprane

Alessandra Lazzari - RA: 221089

Cristian da Cruz Lisboa - RA: 279200

Fabrício Guilherme Böck - RA:195860

MÁRCIA ANDRÉIA DA SILVA - RA: 193665

RAFAEL ZIEGLER BONILLA - RA: 264520

Faxinal do Soturno - 2011

INTRODUÇÃO

Este desafio tem como proposta estudar o alinhamento da estratégia de produção com o processo de desenvolvimento de produtos em uma unidade de negócios, mais especificamente, em uma empresa instalada no Brasil do setor de cosméticos, a ICC – Indústria de CosméticosCupuaçu Ltda.
O artigo é desenvolvido de modo a estabelecer entendimento da problemática em questão. Primeiramente, é realizada uma revisão da literatura acerca de estratégias empresariais, visão de negócios, análise de mercado, estrutura organizacional e hierárquica, prioridades competitivas, custos, estratégias de produção e processos de desenvolvimento dos produtos. Posteriormente édefinida toda a estrutura proposta em questão, para o melhor entendimento da metodologia aplicada.

O presente trabalho visa apresentar ao leitor simulação da criação e estruturação de uma empresa fabricante de cosméticos. Inicia-se pela estruturação empresarial, determina- se o produto a ser fabricado, qual o insumo será importado e a formação dos custos do processo. Em seguida, é apresentada aparte comercial da empresa, descrevendo como se comporta o mercado e quais as oportunidades para a nossa empresa.

A Visão da Organização:

Produzir cosméticos com a intenção de satisfazer todos os tipos de clientes, valorizando a beleza das pessoas, mantendo sempre a excelência na qualidade de produtos e serviços, visando o desenvolvimento econômico com benefícios ambientais.Descrição do Mercado:

A diversidade empresarial é marcante no setor cosmético, no qual se verifica a presença de grandes empresas tanto nacionais como internacionais, diversificadas ou especializadas nas diversas categorias de produtos do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Esta diversidade também é confirmada com a presença de um grande número de pequenas e médias empresascom atuação focalizada em categorias específicas de produtos do setor.
As pequenas e médias empresas atuam, principalmente, em função da simplicidade da base técnica de alguns processos de manufatura, que se caracterizam pela manipulação de fórmulas relativamente simples, o que torna comum encontrar exemplos de empresas de cosméticos que se desenvolveram a partir de um negócio de farmácia demanipulação.
Geralmente, as linhas de produção em grande escala apresentam maior diversidade de categorias em sua manufatura, como, por exemplo, a produção de perfumes, xampus, maquiagem, esmaltes, tinturas, produtos destinados ao uso infantil, e outros. São raros os casos, pelo menos entre as maiores empresas, de especialização exclusiva na produção de apenas uma categoria, uma vez queexistem heterogeneidade e diversidade marcantes de produtos no setor.
O relacionamento estabelecido pelas indústrias de cosméticos com seus fornecedores de matérias-primas, de produtos semiacabados e de embalagens necessita assegurar sustentabilidade ao negócio (preço, qualidade, proteção ambiental e responsabilidade social). Assim como em outros setores industriais, esta cadeia de fornecimentoapresenta uma interdependência com os processos anteriores à manufatura na própria fábrica e o desempenho do produto final. Em função disto, ao estabelecer as parcerias para fornecimento desses materiais, deve-se avaliar cuidadosamente a cadeia de fornecimento, como já fazem as indústrias química e farmacêutica, entre outras.
O setor tem se revelado um dos mais vigorosos do país, com um...
tracking img