Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 172 (42758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Armèle Dornelas de Andrade Doutora, docente da Universidade Federal de Pernambuco. Jadir Camargo Lemos Doutor, docente da Universidade Federal de Santa Maria. Pedro Dall’Ago Doutor, docente da FFFCMPA/UNILASALLE.

A Fisioterapia, uma das mais jovens profissões da área da saúde, nasce e se desenvolve no Brasil por meio dos esforços de uma categoria profissional que conta hoje com aproximadamente80 mil fisioterapeutas. A crescente busca pela melhoria na qualidade do ensino no Brasil vem, há alguns anos, levando os órgãos competentes a aprimorar as formas de avaliação e acompanhamento da formação dos profissionais nas diversas áreas para fornecer subsídios às políticas e estratégias para melhoria do ensino. Para adequadamente estabelecer este processo, faz-se necessário conhecer a origem, aevolução e o desenvolvimento da Fisioterapia como profissão da área da saúde. Também é importante conhecer a realidade atual da profissão, a oferta e a procura pelos cursos de graduação bem como o perfil socioeconômico do estudante do curso Fisioterapia. O presente texto é uma tentativa de sistematização sobre o atual conhecimento destes aspectos. No entanto, não é a intenção deste capítulo instituirconceitos, elaborar respostas definitivas ou esgotar as possibilidades de discussão. A análise apresentada tem como base, além dos dados fornecidos pelo Ministério da Educação (InepDeaes) e Ministério da Saúde, os dados populacionais colhidos no último Censo do IBGE e os oriundos de diversas fontes que construíram a história da Fisioterapia.

FISIOTERAPIA

A Trajetória dos Cursos de Graduaçãona Saúde

Trajetória histórica e evolução da Fisioterapia no Brasil
Ao longo de mais de 80 anos (desde 1919) de atuação da profissão no Brasil, a Fisioterapia apresentou diferentes etapas, cada qual com sua peculiaridade e importância para o contexto atual. Nos diversos períodos da história passou por diferentes situações, porém manteve o vínculo com o modelo biomédico, com forte tendência emreabilitar, atendendo prioritariamente ao indivíduo em suas limitações físicas. De certa forma, essas características sofreram influências de três fatores: um fator histórico ligado a sua gênese; um fator legal, que obedecendo à gênese limitou áreas e campos de atuação e a formação acadêmica determinada pelos preceitos das ciências biomédicas, notadamente da medicina. O título recebido peloprofissional graduado em Fisioterapia, historicamente segue a tradição mundial. Na história nacional da Fisioterapia sua denominação evoluiu de técnico em Fisioterapia para fisioterapista, originário do termo physiotherapist utilizado pelas escolas anglo-saxônicas. A partir de 1959 em Assembléia Geral da Associação Brasileira de fisioterapeutas, decidiu-se, por maioria de votos e por coerência, adotar adenominação de fisioterapeuta, mais usual nos países de origem latina (Revista Brasileira de Fisioterapia, 1973). Na Fisioterapia do Brasil do século XIX, os recursos fisioterapêuticos faziam parte da terapêutica médica, e assim há registros da criação, no período compreendido entre 1879 e 1883, do serviço de eletricidade médica e também do serviço de hidroterapia no Rio de Janeiro, existente até os diasde hoje. O médico Arthur Silva, em 1884, participou intensamente da criação do primeiro serviço de Fisioterapia da América do Sul, organizado no Hospital de Misericórdia do Rio de Janeiro. Posteriormente, em 1919, na cidade de São Paulo, o médico Raphael Penteado de Barros fundou o Departamento de Eletricidade Médica, no que hoje pode ser considerada a Universidade de São Paulo. Na segunda décadado século XX começam a surgir os serviços de Fisioterapia no centro do País sob a direção de profissionais médicos denominados médicos de reabilitação. Em 1929, o médico Waldo Rollim de Moraes colocou em funcionamento o serviço de Fisioterapia do Instituto do Radium Arnaldo Vieira de Carvalho. Por mais de 40 anos, de 1929 até 1969, a profissão de fisioterapeuta foi exercida sem regulamentação....
tracking img