Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1902 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS
INTRODUÇÃO
Gasto, custo ou despesas. As três palavras são bastante utilizadas quando se fala em orçamento, com relação aquele dinheiro que não está mais em poder das famílias. No entanto, você sabe realmente a diferença entre estas três palavras que podem até assustar?
Muitos estudiosos consideram-nas com o mesmo significado: conjunto de dispêndios para adquiriralgo. Enquanto outros consideram como um investimento. Para que você não faça confusão, veja como pode ser separado o significado de cada palavra, de acordo com o Centro de Ciências Sociais Aplicados, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

Gastos
Os gastos são considerados como dispêndio financeiro para adquirir qualquer tipo de produto ou serviço, sem pensar em qualquer tipo de retornofinanceiro (como um investimento).
Por isso, uma família está gastando quando: compra uma casa, roupas, sapatos, eletroeletrônicos, eletrodomésticos e outros bens, sem pensar em revendê-los ou em conseguir dinheiro com eles. 

Custo
O custo pode ser considerado um gasto, quando não é utilizado para a produção de outros bens e serviços. O consumo de energia elétrica, quando a finalidade é apenas obterluz, é como um gasto.
No entanto, a partir do momento que a família utiliza para esquentar a água do chuveiro ou a refeição em um forno de microondas, ele passa a ser um custo a mais para a utilização de outro bem.
Para simplificar, os gastos feitos para utilização de outros serviços e produtos podem ser considerados custos. Para se ter uma idéia mais clara, pense numa empresa, em que é precisocomprar máquinas para produção de um sapato. As máquinas são um "custo de produção". 

Despesas
As despesas podem ter sido consideradas gastos, quando têm apenas a finalidade de suprir uma necessidade por um bem ou serviço. A partir do momento que os gastos se tornam freqüentes e diminuem o orçamento permanente, são considerados despesas domésticas.
Por isso, um gasto pode se transformar emdespesa. Uma geladeira comprada foi uma aquisição de bem para a família, portanto um gasto, mas com o tempo, com a depreciação pode se tornar uma despesa fixa, como os impostos. 

TIPOS DE CUSTOS
CUSTO FIXO: Sabidamente, não existe custo ou despesa eternamente fixos: são isso sim, fixos dentro de certos limites de oscilação da atividade a que se referem, sendo que, após tais limites, aumentam, mas nãode forma exatamente proporcional, tendendo a subir em “degraus”. Assim, o custo com a supervisão de uma fábrica pode manter-se constante até que se atinja, por exemplo, 50% da sua capacidade; a partir daí, provavelmente precisará de um acréscimo (5,20 ou 80%) para conseguir desempenhar bem sua função.
Alguns tipos de custos podem mesmo só se alterar se houver uma modificação na capacidadeprodutiva como um todo, sendo os mesmos de 0 a 100% da capacidade, mas são exceções (como a depreciação, por exemplo).Podemos começar por verificar que uma planta parada, sem atividade alguma, já é responsável pela existência de alguns tipos de custo e despesas fixos (vigia, lubrificação das máquinas, depreciação, etc...). exemplos: Mão-de-obra indireta, constas do telefone da fábrica, depreciação dasmáquinas da produção, aluguel do prédio utilizado para produção da fábrica, etc...
CUSTO VARIÁVEL: Em inúmeras empresas, os únicos custos realmente variáveis no verdadeiro sentido da palavra são as matérias-primas. Mesmo assim pode acontecer de o grau de consumo delas, em algum tipo de empresa, não ser exatamente proporcional ao grau de produção. Por exemplo, certas industrias têm perdas noprocessamento da matéria-prima que, quando o volume produzindo é baixo, são altas, tendendo a diminuir percentualmente quando a produção cresce.
Pode a mão-de-obra direta, noutro exemplo, crescer à medida que se produz mais, mas não de forma exatamente proporcional, devido à produtividade que tenderia a aumentar até certo ponto, para depois começar a cair.
Se o pessoal tem oito horas para produzir 60...
tracking img