Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2176 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PESQUISA OPERACIONAL
Profa.: Iracy Vieira


UNIDADE I – A Arte e a Ciência das Decisões Executivas .

1.1 – DEFINIÇÃO

A Pesquisa Operacional é um método científico de tomada de decisões, tendo três características importantes : uso de métodos matemáticos para resolver problemas, desejo constante por otimização e orientação a aplicações . Em linhas gerais, consiste na descrição de umsistema organizado com o auxílio de um modelo matemático, e através da experimentação com o modelo, a descoberta da melhor maneira de operar o sistema.
A sua aplicação em diversos setores: econômicos, governamentais, militares, pessoal e material e outros diferentes setores , de maneira eficaz e eficiente, analisa e orienta os responsáveis ( gestores) a encontrar a melhor solução para osproblemas.

A definição de pesquisa operacional sob o ponto de vista de vários estudiosos:
“A Pesquisa Operacional é a aplicação do método científico, por equipes multidisciplinares, a problemas envolvendo o controle de sistemas organizados de forma a fornecer soluções que melhor interessam a determinada organização” (Ackoff,1968).

“Pesquisa Operacional é uma metodologia de estruturarprocessos aparentemente não estruturados por meio da construção de modelos. Utiliza um conjunto de técnicas quantitativas com o intuito de resolver os aspectos matemáticos dos modelos” (Ehrlich, 1991).



A moderna Pesquisa Operacional (PO) tem seus primórdios no final do segundo quartil do século XX, durante a Segunda Guerra Mundial ,resultado de estudos realizados por equipesinterdisciplinares de cientistas norte-americanos e ingleses contratados para resolver problemas militares de ordem estratégica e tática, tais como : a maneira mais eficiente para utilização do radar e de outros materiais bélicos; a maior segurança para os comboios que atravessavam o Atlântico norte levando suprimentos para a Europa, que estavam devastada pela guerra.
Após a guerra, por volta de 1947, como desenvolvimento do método Simplex, por George Dantzig matemático que integrava o projeto ( SCOOP ), da Força Aérea Americana, para encontrar soluções ótimas para as operações militares, a PO começou a ter maior emprego, não só no campo militar, mas também no campo econômico, com a sua utilização nas empresas civis .


Hoje, o termo pesquisa operacional, significa um método científicopara tomada de decisão, que busca determinar como melhor planejar e operar um sistema, usualmente sob condições que requerem alocação de recursos escassos e modelagem é o processo de transformar os dados de um problema em dados organizados segundo as necessidades formais de um modelo matemático.
A Programação Linear dentro da vertentes que compõem a PO é uma ferramenta quantitativa degrande relevância na tomada de decisão, através da simplificação de modelos matemáticos, apresentando soluções nas quais o gestor poderá se apoiar.




1.2- ÁREAS DE APLICAÇÃO
Administração
Economia e planejamento econômico
Engenharia
Investimentos e finanças
Localização – armazenamento - distribuição
Planejamento e controle daprodução
Transporte

PROBLEMAS DE MAXIMIZAÇÃO DE LUCRO E MINIMIZAÇÃO DE CUSTOS
Objetivos: determinar a melhor quantidade de produção para se obter o lucro máximo e no caso de custos determinar a quantidade de recursos ótimos para obtenção do custo mínimo.


PROBLEMA DO CAMINHO MÍNIMO

Objetivos: determinar a rota de menor caminho (distância, tempo ou custo) existente entreum ponto de origem (cidade, endereço, computador, objeto etc.) e um ponto de destino.
[pic]


PROBLEMA DE LOCALIZAÇÃO DE FACILIDADES

Objetivos: Determinar a localização e capacidade das facilidades (restaurantes, depósitos, antenas de rádio etc.) de forma a suprir a demanda da região toda com um custo mínimo e/ou lucro máximo (considerando um determinado período). Cada facilidade possui...
tracking img