Trabalhos e resenhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
II - METODOLOGIA PARA A CONTABILIDADE DE CUSTOS

3ª FASE - PLANEJAMENTO DO SISTEMA DE CUSTOS

Este tópico representa a terceira fase do processo de preparação do sistema de custos – Planejamento.
Para planejar o sistema que irá atuar na entidade é preciso: visualizar a concepção global da entidade; programar os objetivos; estudar quais os melhores métodos a serem utilizados; e quais osprocedimentos básicos.

1. VISUALIZAÇÃO DO SISTEMA DE CUSTOS
INTRODUÇÃO CUSTOS
A Infra-estrutura da contabilidade de custos abrange a organização, a sistematização e a operacionalização dos procedimentos e processos de coleta, registro, alocação, apropriação e apuração dos custos operacionais de uma empresa ou entidade, seja industrial, comercial ou ainda de prestação de serviços.
Atravésdesta estrutura, a contabilidade de custos realiza o acompanhamento do movimento interno de valores e parâmetros.
Os sistemas de custos precisam sempre levar em consideração a qualidade do pessoal envolvido na sua alimentação e no seu processamento, a necessidade de informação do usuário final, a adequacidade de sua adaptação às condições específicas da empresa, a utilização de quantidades físicasassociadas aos valores monetários e, acima de tudo, a relação entre a sua utilidade ou a de cada informação e o sacrifício envolvido na sua obtenção.
“O termo sistema é aqui empregado para definir o conjunto de componentes administrativos, de registros, de fluxos, de procedimentos e de critérios que agem e interagem de modo coordenado para atingir determinado objetivo, que, no caso, é o custeio daprodução e do produto”. (LEONE, George Guerra. Custos. Planejamento, Implantação e Controle. P. 229) Os sistemas de custos procuram encontrar o custo total de produção, sendo que este custo total é representado pelo somatório dos custo diretos mais os custos indiretos ou dos custos fixos mais os custos variáveis.
Estes sistemas estão, na realidade, mais preocupados com os custos indiretos, umavez que os custos diretos são facilmente alocados aos produtos.
CT = CD + CI ou Cf +Cv
Onde:
CT = custo total
CD = custo direto
CI (CIF) = custo indireto (custo indireto de fabricação)
Cf = custo fixo
Cv = custo variável

Gráficamente:

Exemplo:
De um produto temos CIF = 1.000,00; Matéria-prima = 20,00 R$/unidade e MOD = 30,00 R$/unidade. Com esses dados questiona-se: Qual o custototal para uma produção de 100 unidades e para uma produção de 200 unidades.
Resposta:
CT = MP + MOD + CIF (CD + CI ou Cf + Cv)
1 – Para 100 unidades:
CT = 20 + 30 + 10 = 60,00 unidade
2 – Para 200 unidades:
CT = 20 + 30 + 5 = 55,00 unidade

1.1 VISÃO GERENCIAL DA CONTABILIDADE DE CUSTOS
Gerencialmente a Contabilidade de Custos é vista como um subsistema contábil que coleta dadosrelativos a produção, processa e gera informações capazes de anularem as necessidades dos usuários, portanto é um instrumento gerencial.
Estas informações são constantemente avaliação, por meio da retroalimentação, garantindo a vitalidade e continuidade do sistema. A figura abaixo representa sinteticamente este entendimento.

Outra forma de representar um sistema de custos é demonstrar oconjunto de dados que compõe o complexo da entrada, como estes são organizados e quais os relatórios gerenciais que o sistema gera.

Na realidade, a Contabilidade de Custos não cria os dados; ela necessita de dados originais que constituem sua matéria-prima e com os quais irá fabricar o produto acabado em forma de informações.
Uma das formas de iniciar-se o processo de planejamento e execução de umsistema de custos é buscar junto aos usuários quais são suas necessidades informativas, para que o sistema consiga atender aos anseios das pessoas que irão utilizá-lo. De nada vale um arsenal de informações que não são usadas, neste sentido a integração Contador e usuário é fundamental.
Genericamente é possível visualizar o sistema de custos conforme a figura seguinte.


2. OBJETIVOS DO...
tracking img