Trabalhos unip

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1576 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Com a finalidade de melhor visualização e conhecimento para os alunos de como é feito o relacionamento com o cliente em empresas, é que esse trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas foi realizado.
A organização em questão, Target One, é uma empresa de Tecnologia da Informação há mais de vinte anos no mercado. Seu tempo de experiência no mercado foi um dos fatores da escolhadessa empresa, que apesar de possuir um porte pequeno, é muito familiarizada com processos de como se dão o relacionamento com o cliente.

1. Fundamentação Teórica
A sociedade conta com inúmeras organizações voltadas para o atendimento de suas múltiplas necessidades, desejos e expectativas. A sociedade contemporânea tem os mais variados tipos de empresas com fins lucrativos, instituiçõesgovernamentais e inúmeras ONGs, todos com o propósito de produzir algo que seja serviço, seja mercadorias, ou ambas as coisas. Essas organizações necessitam ser, de alguma forma, administradas. E os administradores devem levar em conta os interesses dos vários segmentos organizacionais.
Normalmente, as partes interessadas da maioria das organizações, quando se trata de empresas, são formadas por,no mínimo, clientes, força de trabalho, fornecedores, sociedades e proprietários ou acionistas. Nada impede que a lista seja ampliada de acordo com as peculiaridades de cada organização, passando-se a incluir outras partes interessadas. É necessário que se conheça bem cada uma delas, para se saber com profundidade quem são e o que almejam.
O cliente é a figura que existe em todas e qualquerorganização pública ou privada, com ou sem fins lucrativos. Conhecer os clientes é o primeiro passo de qualquer organização e para elas não deve haver limites do que possam fazer pelos seus clientes, por serem eles o foco principal do Marketing do Relacionamento. Proporcionar conveniências e comunicá-las ao menor custo leva uma interação continuada que se denomina “4 Cs”
Clientes => Conveniência=> Comunicação => Custo
Antigamente, quando a concorrência não era tão feroz quanto a que vemos nos dias de hoje, o conceito de “cliente” era um tanto quanto simplista. Era possível defini-los como o sujeito que entrava no estabelecimento, chamava pelo vendedor e pedia “qualquer coisa”. Satisfeito ou não, a relação era prática e objetiva – muitas vezes a amizade e empatia era a grandefidelização do cliente (definiremos este conceito nas próximas linhas). Sem opções, muito provavelmente o cliente retornaria rotineiramente aos locais comerciais de sempre, sem grandes exigências.
Os tempos mudaram, a economia e o capital globalizaram-se, surgiram novas empresas, novos serviços. A tecnologia dominou o planeta e as relações “Clientes x Organizações” tornaram-se mais complexas. Asempresas – ao menos uma boa parte delas – sentiram que tratar o cliente como antigamente seria um péssimo negócio. A dimensão “cliente” tornou-se muito maior e as empresas que não percebem isso vão à bancarrota.
A relação de troca de moeda por serviços ou produtos passou a ser apenas conseqüência de um relacionamento muito mais amplo e complexo, que envolve uma definição mais ampliada sobre o que éum cliente.
Cliente é todo aquele que deposita expectativas em alguma coisa – seja ela uma pessoa, um serviço, um produto, etc. Logo, temos clientes na relação familiar, entre os colegas de trabalho, amigos. Onde houver uma expectativa criada, há um cliente. O cliente é fruto de uma relação de confiança e encantamento, muitas vezes duradoura.
É possível ilustrar este conceito com a rotina dodia-dia, quando exercemos o papel de clientes ao acreditarmos que empresas estão fazendo o melhor por nós, na tentativa não apenas de atender, mas superar nossas expectativas. E vice-versa quando estamos no trabalho e o cliente que atendemos espera o mesmo de nós. Portanto, exercemos o papel de cliente e de “produto de expectativa” diariamente.
Conforme mencionado anteriormente, o conceito de...
tracking img