trabalhos sobre .

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL de CONCORDIA-IFC





CLEITON ASSIS BORTOLOSSI









SOLOS: Rochas















Concordia
2015
1 INTRODUÇÃO


As rochas estão em todos os lugares, desde grandes centrosurbanos ate pontos turísticos e agrícolas. Apesar disso, poucos notam a presença destes elementos fundamentais para compreender a história do planeta e as substancias que constituem a Terra.
Em geral, asrochas são classificadas em três grandes grupos, de acordo com o principal processo que lhe deu origem, podendo ser ígneas, sedimentares e metamórficas.




imagem: 1
2 IGNEAS


São consolidadas destamaneira após o resfriamento do magma derretido ou parcialmente derretido. Estas se dividem em dois grupos diferentes: intrusivas, que se formam à partir do resfriamento do magma no interior da crostaterrestre, nas partes profundas da litosfera, sem contato com a superfície; e extrusivas,  que são formadas à partir do resfriamento do material expelido pelas erupções vulcânicas atuais ou antigas.2.1 SEDIMENTARES


Recebem este nome por serem compostas de sedimentos carregados pela água ou pelo vento que se acumularam em áreas deprimidas. Nestas rochas foram encontrados muitos fósseis, graçasao processo de formação. A formação define a classificação que cada rocha sedimentar irá receber e pode ocorrer de três maneiras: com minerais que provêem diretamente de rochas pré-existentes(clásticas); minerais novos formados devido a fenômenos de transformações químicas ou de precipitações de soluções (precipitados); ou parte de seres vivos (biogênicas).












2.2 METAMORFICAS


São asrochas formadas por transformações físicas e/ou químicas sofridas por outras rochas, quando estas são submetidas ao calor e à umidade da terra. Existem alguns fatores predominantes para o metamorfismo:tipos de rochas metamórficas que serão formadas; localização e extensão na crosta terrestre; aspectos físicos envolvidos (pressão, etc.); mecanismo determinante para a conjunção destes parâmetros...