Trabalhos prontos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Anhanguera de Anápolis

Atividade presencial supervisionada, CÁLCULO 1
















Anápolis, 2011


Introdução

O software GRAPHMATICA é um gerador de gráficos de funções de uma variável nas
suas várias formas: cartesiana, polar, paramétrica, logarítmica, trigonométrica,
inequação e implícita. Com ele é possível ainda, gerar campos de vetores no plano efornecer a solução das correspondentes equações diferenciais e, além disso, permite
calcular: derivadas, integrais, máximos, mínimos e zeros de funções.














Manual de utilização do software


Figura 1 – Tela do Graphmatica
Barra de Ferramentas do Graphmatica


New grid (novo documento em branco) - para criar uma nova
página a ser editada. Paraisso pressione o botão esquerdo do mouse sobre o ícone, e imediatamente aparecerá uma nova janela pronta para ser editada. Ao clicar sobre este ícone o Graphmatica perguntará se você quer salvar o documento que já foi editado.

Open (abrir) - permite abrir algum documento editado no Graphmatica. Para isso pressione o botão esquerdo do mouse sobre o ícone elocalize o arquivo que você deseja abrir dando-lhe um duplo clique. É importante observar que o arquivo pode estar localizado em vários locais do seu HD, além disso, cabe lembrar que se o arquivo não foi editado no Graphmatica.

Save (salvar) - permite ao usuário salvar o documento editado. Para isso pressione o botão esquerdo do mouse no ícone e digite o nome do arquivo para salvar. Vocêpode escolher salvar o arquivo em qualquer parte do sistema, uma vez salvo, você ainda poderá reeditá-lo e também renomeá-lo. Para isso, pressione o botão esquerdo do mouse sobre o nome do arquivo e logo em seguida pressione novamente.

Print (imprimir) - esta opção permite ao usuário imprimir o documento editado. Pressione o botão esquerdo do mouse neste ícone e configure o tipo de impressãoque desejar. Antes de mandar imprimir verifique se sua impressora está instalada corretamente e se ela possui papel para impressão.

Copy graphs (copiar gráficos) - permite ao usuário transferir os gráficos editados para um outro local que desejar.

Draw graphs (Desenhar Gráficos) – uma vez clicado, desenha o gráfico da função que está no campo de edição.Pause – esta opção na maior parte do tempo se encontra desabilitada. Pausa durante o desenho dos gráficos. Ex: Escreva na barra de equação do graphmatica a função r= cos 9ttan t.

Redraw all (redesenhar todas) – permite que você visualize todos os gráficos que já foram desenhados e ocultados pelo clear screen. Ferramenta parecida com o draw graphs.

Clear scren (apagar) –oferece a opção de apagar os gráficos das funções que estão desenhadas. Lembrando que uma vez deletados, será impossível recuperá-los

Hide graph (esconde gráfico) – esta opção esconde a equação que está no
campo de edição. Pressione o botão esquerdo do mouse no gráfico (ou selecione a
equação do gráfico na barra de equações) e, logo em seguida, pressione o botão
esquerdo do mouse nesteícone para ocultá-lo.

Delete graph (apaga gráfico) – Apaga a equação que está no Campo de edição do ecrã e da lista de funções (lista, na memória, com as ultimas funções inseridas).
Para isso selecione o gráfico e logo após pressione este ícone com o botão esquerdo
do mouse para apagá-lo.

Zoom in (ampliar) - permite ao usuário ampliar os gráficos. Para efetuar esta operaçãobasta pressionar o botão esquerdo do mouse sobre este ícone, quantas
Zoom out (reduzir) – Está é uma ferramenta que permite ao usuário reduzir os gráficos, conforme sua vontade. Dê tantos cliques como quiser para ajustar
gráfico, conforme seu desejo.

Default grid (grade padrão) – a configuração padrão do programa no
eixo x e y é de –2 a 2. Assim quando você clicar neste ícone...
tracking img