Trabalhos idosos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4853 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Meridional – IMED
curso de pSICOLOGIA – NOTURNO












Observação
Asilo








Eduarda Cristina Schmitt
Luana Rocha de Lima






Observação do Comportamento Humano
Leda Rubia Corbulim Maurin








Passo Fundo, Novembro de 2009.




Protocolo de observação:1) Nome dos observadores: Eduarda Cristina Schmitt, Luana Rocha de Lima.


2) Objetivo da observação: Poder analisar o comportamento do idosos, como eles se comportam depois de uma determinada idade e entender que ao longo do tempo, necessitamos de ajuda para quase tudo, se tornamos dependentes de nossos familiares, ou de nossos cuidadores.

3) Data das observações: 25/11/2009 – 26/11/2009 –27/11/2009

4) Horário das Observações: Início: 7h55min Término: 8h55min

5)Diagrama da situação:
[pic]
LEGENDA:

estante

árvore de natal

imagem de Nossa Senhora Aparecida

porta principal

segunda porta - jardim

Terceira porta – dormitórios

climatizador

6) Relato do ambiente físico: Na porta de entrada principal da sala detelevisão, ao entrar percebe-se quatro sofás, dois de dois lugares, um de três lugares, e outro com oito lugares e quatro cadeiras forradas. Ao lado da porta principal, temos uma estante com uma televisão de 29 polegadas, e em cima desta estante temos uma imagem de Nossa Senhora Aparecida. Na parede ao lado da estante, temos uma janela, com mais ou menos um metro do chão. Em cima desta janela temosum climatizador de ambiente. Ao lado do sofá maior, temos uma árvore de natal montada em cima de uma mesinha, com enfeites, luzes, e um ramo de flor bem ao lado. A sala também possui, uma porta para o jardim e outra porta onde se direciona para os cômodos dos idosos, duas lâmpadas, cores claras, e somente uma janela e tem mais ou menos quatro metros de largura e seis de comprimento.

7) Descriçãodos sujeitos observados: O grupo de idosos possui vinte e cinco pessoas, em uma faixa etária entre setenta e noventa anos, sendo que dez deles são homens e quinze mulheres. Há somente uma senhora que tem oitenta e nove anos, o qual é a mais debilitada do grupo. Os idosos, em geral, aparentam ser muito frustrados, em alguns momentos são inquietos, tem uma postural corporal onde podemos perceberque demonstram desanimo com a rotina que levam, uma expressão facial de tristeza, ou dor, e são extremamente carentes. Sentem muita necessidade de conversar, de demonstrarem seus sentimentos através de gestos com as mãos, beijos, caricias, abraços entre outros comportamentos observáveis. Por ser um grupo onde a maioria tem uma idade avançada, muitos necessitam da ajuda dos profissionais quetrabalham no local. Cada um tem necessidades diferentes, ou de locomoção, fala, coordenação motora, dificuldade em se expressar tanto como na fala quanto nos gestos e assim por diante. Mas isso não os impede de interagir com o ambiente. Os idosos, em geral demonstram ser participativos, bons ouvintes, e colaboram sempre com os profissionais do local.

8) Relato do ambiente social: Os idosos, sãodistribuídos na sala conforme suas necessidades, por exemplo, os mais necessitados, sentam nos sofás onde tem mais espaço, proporcionam melhor acesso tanto para os enfermeiros os ajudar como para os idosos se locomover e também por possibilitar melhor conforto. O restante do grupo vai escolhendo os seus lugares, outros já tem eles definidos. Quando é solicitada alguma troca de lugar, os idosos atendem aopedido, sem desrespeitar os enfermeiros. Todos os eles conversam entre si, sem haver rivalidades um com o outros.

9) Técnica de registro utilizada: Utilizamos a técnica de observação e escrita, relatando todos os comportamentos observáveis do grupo, descrevendo um por um de maneira ordenada. Não foi utilizado nenhum tipo de vídeo, imagens, ou qualquer outro tipo de técnica para descrever o...
tracking img