Trabalhos faculdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1242 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
EAD – ESTÁCIO CAMPUS VIRTUAL

Débora Guimarães

PROJETO INTEGRADOR – PARTE I

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ....................................................................................................3
2. O MODELO JAPÔNES DE ADMINISTRAÇÃO TOYOTA...............................4
3. A PSICOLOGIAORGANIZACIONAL TOYOTA.............................................. 5
4. OS PROCESSOS DE NEGÓCIOS DA ...............................................................6
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................ 7
6. REFERÊNCIAS .................................................................................................... 8

“A vidasó pode ser entendida olhando-se para trás.
Mas só pode ser vivida olhando-se para frente”.
KIERKEGAARD

1. INTRODUÇÃO
Foi-se o tempo em que a sala da diretoria ficava bem distante do chão de fábrica e fica no passado, em muitas “grandes” empresas, o pensamento de que o funcionário não entende de negócios, sendo pago apenas pela mão-de-obra corporal e não intelectual. A empresa queinsiste nesse absurdo pode ser ultrapassada por empreendedores de visão, como é o caso de sucesso da montadora de automóveis japonesa Toyota. Com uma cultura baseada na tradição, na melhoria contínua e no trabalho em grupo, a Toyota roubou a liderança. A fórmula desse sucesso é baseada em princípios e práticas bem definidos, e guia a empresa pelo caminho da criatividade Na empresa japonesa, os diretoresgastam metade do tempo analisando idéias e projetos, além disso, nada é mais forte na Toyota do que sua cultura. Qualquer um dos 296.000 funcionários da montadora sabe exatamente quais os princípios e os valores da empresa. Os recém-contratados passam por um treinamento de cinco meses antes de assumir seu posto: 30 dias dedicados à cultura Toyota, dois meses numa fábrica, para ver de perto comoos carros são produzidos, e o restante dentro de uma concessionária, porque é preciso saber o que quer o consumidor. Para os japoneses é fundamental a importância do trabalho em grupo, da reunião de pessoas em torno de um mesmo objetivo. Lá, empresários e empregados fazem parte de uma mesma família unida nos bons e maus momentos. A dedicação e a lealdade dos empregados são os itens principaisdentro dessa relação, sendo oferecidos, em troca da garantia do emprego para o resto da vida. Nos primeiros anos, o empregado trabalha exaustivamente, passando por várias funções, até ser alocado em um determinado departamento e ter o seu lugar na família. Se ele não apresentar os resultados esperados, será alocado para um cargo menos importante, mas nunca afastado. A cultura da empresa japonesacontinua sendo muito baseada no tempo de trabalho e não em resultados. Pode-se dizer, portanto, que além de motivar os funcionários e oferecer bonificações, a Toyota investe em marketing interno. Trata-se de ações que a empresa utiliza para vender sua imagem aos funcionários e seus familiares. É um conjunto de ações que tem como objetivo tornar comum, entre funcionários de uma mesma empresa. A Toyotalevou 50 anos para atingir seu ápice. Com uma estrutura organizacional centralizada no planejamento, organização, comando e controle, preocupando apenas em aumentar a eficiência da empresa, dispunham seus departamentos enfatizando sua estrutura e funcionamento mantendo sempre a filosofia de valorização dos trabalhadores.
2. O MODELO JAPÔNES DE ADMINISTRAÇÃO DA TOYOTA
Para a Toyota administração éo modelo elaborado por Taiichi Ohno, apresenta características como Justin time, produzir o necessário e em quantidade devida, reduzindo custos e estoques desnecessários (produção Enxuta).
Jidoka, que permite ao funcionário controlar várias máquinas, e a Multifuncionalização, onde os funcionários especializados em uma única função segundo o modelo Ford passa a operar várias funções. O Controle...
tracking img