Trabalhos eng

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1184 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Qual o seu entendimento sobre a Resolução 1010 e seus objetivos. Aprovada em agosto 2005 pelo CONFEA, essa resolução entrou em vigor a partir 2007 em substituição à resolução 218 de 1973. Em sua análise essa resolução deveria ter algum impedimento. Sendo, assim, justifique a análise.

Resp.: Dispõe sobre a regulamentação da atribuição de títulos profissionais, atividades, competências ecaracterização do âmbito de atuação dos profissionais inseridos no Sistema Confea/Crea, para efeito de fiscalização do exercício profissional. No meu ver não deveria ser impedido, pois é uma forma de divisão de conhecimento e maior incentivo ao estudo é com essas etapas que o profissional vai se aperfeiçoando e descobrindo novos caminhos em sua jornada.

2) Elabore e comente os principais pontos daLei Nº 5.194, DE 24 DEZ 1966, que Regula o exercício das profissões de Engenharia, Arquitetura e Agrônomo, e dá outras providências.

Resp.: a mesma tem como pontos principais as diretrizes de atribuições titulares e regulamentação das profissões de engenharia e sua adjacências. Tendo como seus principais pontos caracterização e exercício da profissão, uso do titulo da profissão, exercícioilegal da profissão, coordenação das atividades, atribuição de responsabilidade e autoria e fiscalização do exercício pelos órgãos regidos pela lei Confea/crea.


3) Qual a importância e pontos relevantes do Código de Ética do Engenheiro elaborado pelo CREA\CONFEA.

Resp.: O Código de Ética Profissional enuncia os fundamentos éticos e as condutas necessárias à boa e honesta prática das profissõesda Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia e relaciona direitos e deveres correlatos de seus profissionais. Os preceitos deste Código de Ética Profissional têm alcance sobre os profissionais em geral, quaisquer que sejam seus níveis de formação, modalidades ou especializações.


4) Defina os seguintes termos:

– Ciência / Tecnologia

Res.:Ciência é o método de adquirir conhecimento evidente de algo, fundado quer sobre princípios evidentes e demonstrações, quer sobre raciocínios experimentais, ou ainda sobre a análise das sociedades e dos fatos humanos.
Tecnologia é o encontro entre a ciência e a engenharia, é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resoluçãode problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa.


– Inovação Científica e Tecnológica

Resp.: É um termo aplicável a inovações de processos e de produtos, é toda a novidade implantada pela empresa, por meio de pesquisas ou investimentos, que aumenta a eficiência do processo produtivo ou que implica em um novo ou aprimorado produto.

– Empresade Base Tecnológica

Resp.: Inicialmente podemos defini-las como sendo empresas que produzem serviços e produtos de alta tecnologia, mais não é só isso. Podemos incluir nessa classe todas as que dependem de conhecimentos inovadores e insumos tecnológicos para prestar serviços aos seus clientes.
Uma empresa de base tecnológica tem, basicamente, dois princípios insumos: técnicos altamenteespecializados e processos inovadores. Os produtos gerados por essas empresas são intensos de conhecimento e de alto valor agregado. Usualmente os produtos não existem fisicamente e a sua comercialização pode ser feita via computador envolvendo outros países

– Estudo de Viabilidade

Resp.: Conjunto de informações necessárias para analisar qual seria o comportamento de um produto, se o mesmo fossecriado e lançado no mercado


– Fundos Setoriais

Resp.: São instrumentos de financiamento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação no País. Há 16 Fundos Setoriais, sendo 14 relativos a setores específicos e dois transversais. Destes, um é voltado à interação universidade-empresa (FVA – Fundo Verde-Amarelo), enquanto o outro é destinado a apoiar a melhoria da infraestrutura de...
tracking img