Trabalhos de pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

HELOISE BONIN















trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
EIXO TEMÁTICO: O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DO PROFESSOR AO LONGO DOS TEMPOS


















Concórdia
2012


HELOISE BONIN

















trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
EIXO TEMÁTICO: ODESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DO PROFESSOR AO LONGO DOS TEMPOS












Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, CarlosEduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Claudia Veque Irias
Tutor(a) de sala: Cláudia






Concórdia
2012

Introdução


O presente trabalho pretende demonstrar o desenvolvimento do ensino ao longo dos tempos, salientando os MÉTODOS que foram utilizados e posteriormenteultrapassados.
Aqui abordaremos os principais filósofos e pensadores que contribuíram para a mudança na visão de pensar o ensino e o ser humano.
Além disso, a análise de ciências como a Sociologia da Educação, o Processo Educativo no Contexto Histórico, a Psicologia da Educação e a Teoria Geral do Conhecimento permitirá o entendimento de como a sociedade contemporâneachegou à adoção do MÉTODO CRÍTICO DE ENSINO.
Verificar-se-á também neste estudo como o papel do professor vem sendo modificado, pois, no princípio, ele era visto como um “babá´” dos burgueses e, depois, com a criação de pequenos grupos de estudo, passou a ser visto, gradativamente, como um pedagogo.
Portanto, em suma, espera-se que o leitor do presente trabalho entenda comoa educação atual chegou ao molde em que está sendo aplicada hoje em dia.






















O Desenvolvimento do Trabalho do Professor ao longo dos tempos



A educação da humanindade vem alterando-se no decorrer dos séculos. Conforme a sociedade muda seu sistema de governo ou até mesmo sua postura religiosa e a educação sofrem mudanças; o que émanifesto até mesmo na forma de tratar as crianças.
Desde a fundação das primeiras escolas a função destas mudou drasticamente. Num momento inicial serviam para ensinar as pessoas os serviços de artesanato e posteriormente é que surgem para ajudar a burguesia a mudar seu status social.
O professor, nas primeiras escolas, tinha que pagar com seu próprio salário o materialgasto pelos estudantes; e tinha a função mais de ser um “babá” dos filhos dos burgueses do que propriamente um professor (pedagogo).
Neste contexto é importante destacar que as primeiras escolas baseavam-se em decorebas; ou seja, ensinavam o aluno a decorar os temas e não a desenvolver um raciocínio próprio.
Hoje vemos que o papel do professor mudou muito, pois ele estátendo que ensinar o aluno a usar seu conhecimento aplicando-o em seu dia-a-dia, e não apenas ensiná-lo a decorar conceitos.
Mas não se pode esquecer que na escola o aluno socializa-se, entendendo seus limites e seus direitos frente aos demais colegas e professores.
Hoje em dia, na sociedade contemporânea, o professor deve entender o aluno inserido no meio social ecultural do qual faz parte.
Todavia, o poder político também interfere na escola e no papel do professor dentro dela.
Senão vejamos, os grupos, que detém o poder político querem pessoas submissas e para isso não querem que a educação ensine-as a pensar, a desenvolver um raciocínio e a criticar a situação em que vivem.
E a questão abordada é uma verdade,...
tracking img