Trabalhos academicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1602 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Acre
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Curso de Graduação em Geografia
Modalidade: Licenciatura


RESENHA



1. Referência Bibliográfica

J.F. Ade Ajayi. História Geral da África. África do século XIX a década de 1880. A África e a economia-mundo. Brasília: UNESCO. 2010.
Pág.27 a 46.

2. Credenciais do autor
J. F. Ade Ajayi. (Nigeria). Especialistaem história da África Ocidental no século XIX, autor de vários artigos e publicações sobre a história africana, atuou como vice-reitor da Universidade de Lagos, professor emérito do departamento de história da Universidade de Idaban.
Immanuel Wallerstein. (E.U.A). Especialista em sociologia africana e nos sistemas econômicos mundiais, autor de vários artigos e publicações, professor desociologia na Universidade de columbia de Nova Iorque, diretor do Fernand Braudel Center for the Study of econommies.
O texto de Ade Ajayi sobre a África e a economia-mundo, faz parte de uma pesquisa com uma coleção de oito volumes sobre a História Geral da África, que em estreita colaboração com a UNESCO, o Comitê Científico internacional decidiu empreender estudos complementares com o intuito deaprofundar algumas questões que permitirão uma visão mais clara sobre certos aspectos do passado da África.
Os participantes dessa coleção engloba 350 cientistas coordenados por um comitê formado por 39 especialistas, dois terços deles africanos e com quase 30 anos de pesquisa completaram a coleção.

3. Conhecimento
A África e a economia-mundo
A estruturacomercial da África se consolidou com o resto do mundo em consequência da transformação das relações econômicas ao longo dos anos, onde foi marcado por um movimento além-mar, em que outros países implantaram seus domínios nas regiões da África. A comercialização do produto de luxo, que era o tráfico de escravos, foi tanto uma consequência quanto um elemento chave da edificação da economia-mundocapitalista, tendo a Europa como sua base.
Como crescia a cada dia a demanda de africanos levados para fora de seu país, esse processo foi se transformando em um comércio de primeira necessidade, abalando assim sua viabilidade econômica, que de fato deveria estar integrado nos cálculos de rentabilidade em termos de remuneração dos serviços de mão de obra na economia-mundo capitalista.
O primeiromovimento de expansão econômica e geográfica da economia-mundo capitalista em longo prazo ocorrera entre 1450,1600 e 1650, nessa época a África não se integrava a esse processo histórico. Mas a partir do momento em que começou a produzir gêneros que fizesse parte da divisão do trabalho da economia-mundo, o escravo que passasse a ser produtor seria livre ou um assalariado, ou seja, levar em conta aacumulação de substituição, resultando em uma outra utilização do individuo.
A partir de 1750, a economia-mundo capitalista retomou sua expansão, absorvendo em sua rede de produção regiões da África e mais outras zonas que apresentavam características comuns, pois tinham uma posição geográfica periférica e estavam em contato com a Europa através de seu comércio de luxo, mas também possuíamcaracterísticas diferentes umas das outras, tanto na natureza dos produtos, quanto nos custos de produção correlatos. Quanto ao sistema políticos de um lado havia os grandes impérios do mundo(Império Russo e Império Otomano) e do outro os territórios das duas Américas, pouco povoado, sem relações umas com as outras.
Quanto à integração da África, foi um processo lento, regular e ao mesmo tempo deresistência oposta pela África, ou seja, não foi uma consequência de uma livre escolha e sim ocasionado por um processo exógeno. Isso provocou o retardamento do processo de integração da África com outros países.
As estruturas políticas da África eram múltiplas, algumas relativamente fortes e burocráticas, enquanto outras eram praticamente acéfalas. Certas estruturas políticas existentes parecia...
tracking img