trabalhodehistoriabarroco

1089 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO

Neste presente trabalho destacamos características das obras da arquitetura das igrejas. No Brasil, o barroco foi introduzido no início do século XVI, e deixou marcas aonde tinha riqueza e aonde não tinha ouro ele foi mais modesto. O barroco caracteriza-se principalmente porque relata a religião e a fé, depois de anos da colonização do Brasil o barroco apareceu durante o desenvolvimento do país, florescendo ao longo da maior parte da história oficial de quinhentos anos, teve influências europeias, portuguesas e indígenas e deixou várias riquezas como poemas, arquitetura e obras de arte. Ao contrário da arte barroca que tinha uma forte relação com a religião, o rococó era muito voltado à burguesia, grande parte dos seus quadros valorizavam a representação de ambientes luxuosos, parques, jardins e temáticas de cunho mundano e os personagens passam a ser membros da aristocracia. Na Europa o rococó conseguiu por um fim na tendência aristocrata que era imposta pelo rei. Em países como Portugal e Espanha ele acabou atingindo o poder da religião. No Brasil, o rococó teve bastante influência na área mobiliária do século XVII e foi chamado de “estilo Dom João V”.

Barroco e Rococó Dois estilos arquitetônicos que marcaram o período colonial foram: o Barroco e o Rococó, comparado com a Europa sua chegada foi tardia no Brasil. O barroco nasceu na Itália, considerado um pós-renascimento por ser um culto ao classicismo e suas características são construções com efeitos impactantes, podendo ser interpretado como cenas teatrais, já o rococó que surgiu na França é o barroco exagerado, com ornamentação descompromissada, tons claros e efeitos relativos ao campo e pastoril.

CHEGADA EM PERNAMBUCO Em 1535, começou as construções da arquitetura religiosa no Estado de Pernambuco, deu-se início com a igreja dos Santos Cosme e Damião, em Igarassu, que hoje em dia é a mais antiga igreja em funcionamento no Brasil, em seguida foram construídas a Igreja de nossa

Relacionados