TrabalhodaFaculdade

1924 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE LETRAS

Guilherme Henrique Pereira dos Anjos - RA: 9904004101

Direitos Humanos, Teoria Literária e Teoria do Letramento.

Panorama do Ensino de Jovens e Adultos no Brasil.

Tutora Elizângela Jara

Piracaia 05/2015

Introdução Educar sempre foi um desafio. O ensino torna-se especialmente complicado, quando a realidade do educando o obriga a deixar os estudos quando jovem, pelos mais variados motivos. Desde distância entre a casa e a escola, até gravidez na adolescência.
Voltar à escola é uma decisão que exige coragem, disposição e interesse; especialmente em casos em que o aluno já não vai a escola há 20, 30 anos, pois não é fácil retomar algo que há anos não se tem contato.
Embora a Educação de Jovens e Adultos (EJA) não esteja somente voltada para a alfabetização, esta tem sido seu principal campo de atuação no Brasil.
A EJA, que também deveria ocupar-se, juntamente com as etapas posteriores da vida adulta, complementando a educação nos níveis fundamental e médio e realizando ações conjuntas que interajam com o mundo do trabalho, o que pouco vem acontecendo.
Juntamente com a história da EJA, este DP tem por objetivo trazer, com o relato de profissionais da educação, e de ex-alunos que, conseguiram sucesso, com esta modalidade de ensino e que hoje possuem uma colocação muito melhor no mercado de trabalho.

EJA - Um Breve Histórico
A educação de jovens e adultos tem seu início no período colonial, onde os padres jesuítas dedicavam-se à catequese e educação dos índios. Segundo SOARES e GALVÃO (2004), estes aprenderam o dialeto indígena para poderem disseminar a língua portuguesa entre as comunidades e as tribos existentes no Brasil recém-descoberto.
Embora a educação fosse voltada para as crianças, por serem “a futura geração católica”, muitos adultos foram educados; porém apenas os homens. Não há nenhum indício

Relacionados