trabalho03

3399 palavras 14 páginas
GUIA de LABORATÓRIO
Laboratório 3
Propagação em Fibras Ópticas
1. Resumo
Determinação da dependência espectral da atenuação numa fibra óptica de plástico. Verificação do valor da abertura numérica da fibra.
2. Introdução
Desde há vários anos que a transmissão em fibras ópticas de “vidro” é comum. No entanto, nas redes locais não é habitual a comunicação óptica nos últimos 100 metros junto do utilizador. A principal razão é os custos elevados dos equipamentos e da instalação. As fibras ópticas de plástico apresentam custos muito inferiores em relação às fibras convencionais para além de um manuseamento mais fácil. No entanto, as fibras de plástico apresentam atenuações muito superiores às fibras de “vidro” sendo por isso apenas indicadas para ligações de pequena distância.
2.1. Funcionamento da Sessão de Laboratório
As experiências são realizadas por um grupo de três alunos que têm de entregar no final da aula um relatório da sessão de laboratório. O grupo dispõe de 3 horas para a realização das montagens e elaboração do respectivo relatório. O presente guia de laboratório descreve as montagens e as experiências que têm de ser realizadas e serve simultaneamente como relatório. Cada grupo deverá entregar no final da aula uma cópia do relatório com todos os dados e resultados das experiências devidamente preenchidos, bem como pequenas descrições e justificações sobre os resultados obtidos.
A composição dos grupos e o horário da respectiva sessão de laboratório são previamente marcadas com o docente da disciplina durante a aula de apresentação. Cada grupo poderá apenas comparecer no horário de laboratório previamente acordado. Impedimentos de força maior que impeçam por parte dos alunos a realização do laboratório no horário estipulado terão de ser previamente comunicados ao docente. A não comparecência de um aluno na sua sessão de laboratório equivale a sua não realização e correspondente nota de 0 valores nessa componente de avaliação.
Antes da sessão de

Relacionados

  • Matriz trade-off
    4495 palavras | 18 páginas